quinta-feira, 30 de junho de 2011

Energia de luz focalizada destrói tumores

A ablação a laser está trazendo esperança a pacientes que antes tinham poucas opções. Usado na Clínica Mayo, nos Estados Unidos, o tratamento destrói células cancerosas através do calor. A técnica, guiada por imagens de ressonância magnética (IRM), foi usada para aquecer e destruir tumores no fígado, rim e próstata.
Eric Walser, radiologista intervencionista da Clínica Mayo, explica que com a ablação a laser é possível alvejar com precisão os tumores e matá-los, sem danificar o resto de um órgão. "Acreditamos que existem vários usos potenciais para essa técnica, o que é muito estimulante", afirma.
A técnica de ablação a laser consiste na introdução de uma agulha no tumor, pela qual a energia da luz é transmitida até destruí-lo. O procedimento é realizado com a orientação do IRM, que é capaz de monitorar com precisão a temperatura dentro e em volta do tumor. Segundo Walser, é a combinação do laser com o IRM que garante o sucesso do tratamento.
Cerca de 15 pacientes já foram submetidos à ablação a laser. Os cientistas trabalham agora na aprimoração da técnica a fim de utilizá-la no tratamento de outros tumores, como os de pulmão, tireóide e ossos. “Os candidatos mais indicados para esse procedimento são os pacientes com um tumor solitário ou com um câncer metastático que ainda está confinado a um órgão", Walser explica.
Tumores com 5 centímetros de diâmetro ou menores são mais receptivos a esse tipo de tratamento. Já os maiores são tratados com radio e quimioterapia. Contudo, a ablação a laser não pode ser aplicada em qualquer paciente. Como o procedimento é realizado dentro do aparelho de IRM, pessoas com marcapassos ou outros implantes metálico não podem fazê-lo.
Apesar de o procedimento ser rápido, com duração aproximada de 2,5 minutos no caso de tumores no fígado e no rim, o paciente é submetido à anestesia geral para impedir que ele se movimente durante a realização do mesmo. Geralmente, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia, e os efeitos colaterais, como dores, desaparecem em uma semana.

    LINK:
     A IMPORTANCIA DESTE AVANÇO É QUE ASSIM PODEMOS ACHAR OS TUMORES MUITO MAIS RAPIDAMENTE DO UQ EO DO TEMPO QUE LEVARIA NORMALMENTE  PARA O DIAGNOSTICO FICAR PRONTO

DATA:
Diário da Saúde, 22 de junho de 2011

 LINK:http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=9236&mode=browse
  

A ansiedade é contagiosa

O que para uns é motivo de desespero pode nem perturbar outros. Porém, alguns estudos mostram que, em situações de crise, a ansiedade parece ser “contagiosa”. O zoólogo David Eilam, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, mediu como grupos de ratos silvestres respondiam a ameaças produzidas por corujas-de-igreja, seu principal predador. Esses roedores foram escolhidos porque, assim como os humanos, costumam demonstrar comportamentos ansiosos em variados níveis: uma minoria o demonstra em excesso, e outros quase não o expressam.


O experimento foi dividido em duas etapas: primeiro as aves voaram sobre gaiolas ocupadas por apenas um roedor, enquanto os pesquisadores registravam o nível de ansiedade de cada um deles. Em seguida, os ratos que tiveram diferentes resultados na medição foram colocados na mesma gaiola e expostos às corujas. Observou-se que, quando estavam sozinhos, o nervosismo aumentava em níveis dentro do esperado para o padrão predeterminado de comportamento. Porém, quando estavam em grupo, todos os animais ficaram igualmente ansiosos e estressados. “A variabilidade que havia no início diminuiu, e todo o grupo se comportou praticamente da mesma forma”, relatou Eilam. O pesquisador acredita que, durante uma situação crítica, o estado emocional de cada indivíduo pode influir no dos demais – um comportamento semelhante ao apresentado por humanos.

 COMENTARIO:
  Claro que a ansiedade é contagiosa pois ao você ver aquela pessoa em uma  um problema que  ela sozinha não conseguira solucionar você fica nervozo pela pessoa ao seu lado.

   LINK:http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/a_ansiedade_e_contagiosa.html

   DATA:27 de junho de 2011

sábado, 18 de junho de 2011

Londres - Sete pessoas no Reino Unido foram infectadas pela Escherichia coli (E.coli) e todos os casos estão relacionados à Alemanha, informaram hoje autoridades sanitárias. Três dos infectados são britânicos que recentemente viajaram para a Alemanha; os outros quatro são cidadãos alemães, declarou a Agência de Proteção Sanitária em um comunicado.

Dos sete casos relatados, três tiveram a síndrome hemolítico-urêmica (SHU) - uma doença que pode causar sérios danos ao fígado - e outros quatro sofreram diarreia sanguinolenta, de acordo com o órgão. "Todos (os casos) são suspeitos de estarem relacionados a este surto" de E.coli na Alemanha, segundo o comunicado. "Não há relatos de quaisquer infecções secundárias na Inglaterra." A bactéria que já matou 17 pessoas na Europa.

A maior parte das mortes provocadas pela bactéria aconteceu na Alemanha, onde autoridades sanitárias buscam desesperadamente a causa da doença, depois de culpar injustamente os pepinos espanhóis pelo surto. Dilys Morgan, especialista em doenças da Agência de Proteção Sanitária, informou que monitora a situação "muito cuidadosamente."

"Estamos trabalhando com autoridades na Alemanha e com colegas em toda a Europa para descobrir a causa do surto", afirmou Morgan. "Nós alertamos profissionais de saúde da situação e os aconselhamos a investigar urgentemente e relatar casos suspeitos com histórico de viagem para Alemanha."

A agência britânica pediu às pessoas em viagem pela Alemanha que evitem consumir tomates cru, pepinos e saladas de folhas, incluindo alface. Qualquer um que esteja retornando do país doente deve buscar cuidados médicos com urgência e mencionar o recente histórico da viagem, acrescentou o órgão.

Rússia

A Rússia proibiu hoje a importação de vegetais europeus, em resposta à crise, que já deixou centenas de pessoas doentes. A Espanha informou que exigirá indenização por ter sido injustamente culpada pelo surto de E.coli. Na semana passada, autoridades alemãs de Hamburgo, epicentro da doença, citaram os pepinos espanhóis como a origem da contaminação.

A Comissão Europeia informou hoje que exigirá que a Rússia explique sua decisão "desproporcional" de proibir a importação de verduras frescas de todos os países do bloco europeu, em virtude do escândalo da bactéria E.coli. "É desproporcional", afirmou Frederic Vincent, porta-voz de saúde para o braço executivo da União Europeia (UE), à agência France Press. "A comissão escreverá para autoridades russas para exigir uma explicação. Isso representa entre 3 e 4 bilhões de euros em produtos europeus exportados a cada ano", acrescentou. As informações são da Dow Jones.
AE
  COMENTARIO:  ESTA TAL DE E. COLI PEDE CHEGAR AO BRASIL ASSIM COMO CHEGOU A GRIPE A PODENDO CAUSAR MAIS MORTES

LINK:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/06/02/reino-unido-relata-sete-casos-de-infeccao-por-ecoli.jhtm

DATA:

02/06/2011 - 11h13

Cientistas identificam mecanismo que faz engordar quem para de fumar

São Paulo - Cientistas identificaram o mecanismo biológico responsável pelo aumento de peso quando alguém abandona o cigarro. A descoberta vai ajudar a criar medicamentos que combatem o vício do tabagismo sem engordar. Além disso, poderá inspirar novas terapias contra obesidade.

Yann Mineur, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, testava um novo remédio para depressão em camundongos quando percebeu que os animais perdiam apetite e peso ao receber a droga. Quis descobrir a causa neurológica do emagrecimento.

Usou engenharia genética para desligar seletivamente receptores neuronais no cérebro dos camundongos. Por eliminação, chegou ao receptor de nicotina alfa3beta4, presente em neurônios do hipotálamo que controlam o apetite. Quando a nicotina liga-se ao receptor, os neurônios enviam uma mensagem para o organismo: hora de parar de comer. Também estimulam o consumo da energia armazenada no corpo. A descoberta mereceu publicação na revista Science.

Outro receptor, chamado alfa4beta2, está relacionado à sensação de bem-estar que o cigarro causa e, portanto, ao seu potencial de provocar dependência. A pesquisa aponta para um remédio capaz de imitar o efeito da nicotina sobre o apetite - atuando sobre o alfa3beta4 -, mas sem estimular o vício - ou seja, sem se ligar ao alfa4beta2. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

COMENTARIO:  POR VARIAS VEZES POED SER POR CAUSA DA ANCIENDADE QUE CAUSA PARAR DE FUMAR.

LINK:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/06/10/cientistas-identificam-mecanismo-que-faz-engordar-quem-para-de-fumar.jhtm

DATA:

10/06/2011 - 10h14

Especialistas dão dicas para espantar a preguiça e ter mais disposição

No frio, após as refeições e à noite são ocasiões em que a preguiça atinge o nível máximo. No inverno, as pessoas ficam mais quietas e recolhidas, em uma tentativa do organismo de não perder tanto calor e conseguir manter a temperatura. Por conta disso, academias, parques e outros locais ficam mais vazios. Mas é justamente nesta época que se perde menos água e se queima mais gordura. Ou seja, é o momento ideal para se mexer.
A meia hora de recomendação diária de exercícios pode ser intercalada: 15 minutos pela manhã e mais 15 à noite. E quem faz atividade regular acostuma o corpo e sente cada vez mais vontade. Para destacar a importância dos movimentos e dar dicas de como espantar a preguiça, o Bem Estar desta sexta-feira (16) convidou o fisiologista Antonio Carlos da Silva e o preparador físico José Rubens D'Elia.
Preguiça (Foto: Arte/G1)
Com a atividade física, a disposição, o tônus muscular e a energia melhoram, motivados pela ação da endorfina, um neurotransmissor associado à sensação de prazer e bem-estar. Além disso, uma dieta balanceada, com pratos coloridos e alimentos ricos em potássio, confere todos os nutrientes necessários para os exercícios e ainda evita cãibras.
Os exercícios estimulam a capacidade do corpo de se adaptar frente a uma exigência: ele se esforça e sofre alterações até encontrar um novo equilíbrio. E o grande objetivo da orientação física é fazer com que as pessoas não ultrapassem seus limites. Depois de um certo tempo, o indivíduo sente uma sobrecarga, mas que não atrapalha na hora de dormir, não tira o apetite, não dá ansiedade nem prejudica o rendimento físico e mental. Isso é normal: é o organismo se adaptando.
Um certo grau de desconforto após um exercício intenso é comum. Mas uma dor que dura mais de 24 horas pode ser sinal de que aquele esforço foi exagerado. Trabalhar sob orientação profissional até que se conheça bem os limites do organismo é fundamental.
Antes de levantar pela manhã, os especialistas recomendaram respirar profundamente, espreguiçar-se e bocejar. Durante a tarde, a siesta pós-almoço pode ajudar a despertar mais. Já na hora de dormir, é indicado ficar em um ambiente silencioso e escuro, para ativar a melatonina.
Dicas do D’Elia:
Exercite-se – O corpo humano é uma máquina que precisa ser aquecida para ter energia. O exercício funciona, inicialmente, para acordá-lo e tirá-lo do estado de "preguiça". Como outras máquinas (carro, computador, etc), é necessário aquecimento para começar a funcionar.
Determine um prazo rápido para agir – De 5 a 15 minutos é um tempo adequado, que evita o adiamento constante.
Visualize os benefícios da ação – Quando temos claro o que vamos ganhar, obtemos força para mandar a preguiça embora.
Divida a tarefa em partes – Muitas vezes, a preguiça toma conta das pessoas quando a tarefa é grande e difícil. Dividi-la em etapas, com prazos possíveis para cada fase, facilita a execução. Além disso, cada etapa concluída atua como reforço à motivação de seguir em frente.
Parabenize-se e dê prêmios a você – Estabeleça alguns bônus para si mesmo a cada etapa cumprida no prazo. Essa atitude aumenta a autoestima e mantém o foco na continuidade.


COMENTARIO:  A MAIOR IMPORTANCIA É QUE CONSEGUIRA FAZER SUAS ATIVIDADES MAIS RAPIDAMENTE.

LINK:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/especialistas-dao-dicas-para-espantar-preguica-e-ter-mais-disposicao.html

DATA:
17/06/2011 10h37 - Atualizado em 17/06/2011 11h51