sábado, 30 de abril de 2011

Especialista fala sobre importância e benefícios da vida a dois

Essa sensação pode ser culpa dos chamados feromônios, hormônios conhecidos por dominarem o mundo animal e relacionados à atração e à interação entre um macho e uma fêmea da mesma espécie.
Nesta sexta-feira (29), dia do enlace oficial do príncipe William e da plebeia Catherine Middleton, o Bem Estar explicou como ocorre essa química entre os indivíduos. Também abordou a importância e os benefícios da vida a dois para a saúde.
Arte relacionamento (Foto: Arte / G1)
No estúdio, o médico da família Ademir Lopes Júnior falou sobre a atração entre homens e mulheres e o que diferencia os humanos dos animais em relação à química afetiva. Ele também destacou que, em uma relação, é preciso haver muito mais componentes além do cheiro para que a parceria dê certo e prospere. Já o preparador físico e consultor José Rubens D’Elia ensinou exercícios para casais.
Recentemente, uma pesquisa feita no Reino Unido com pessoas de sete países europeus, cujo resultado foi publicado na revista científica "British Medical Journal", concluiu que os casados têm uma expectativa de vida de 10% a 15% maior que a dos solteiros. O segredo da longevidade está na união: um cuida do outro e, por isso, ambos vivem mais.
Entre tantas razões pelas quais uma pessoa escolhe um parceiro entre tantos da mesma espécie estão os já citados feromônios. E a repórter Marina Araújo foi conferir em uma aula de dança de salão como essa interação funciona.
Os feromônios dos animais são tão fortes que agricultores os usam como armadilhas para atrair insetos que poderiam estragar plantações se ficassem soltos.
Na década de 1980, pesquisadores descobriram que, quando o suor predominante das axilas, da região dos mamilos e dos órgãos genitais é retirado, o que resta são essas substâncias, que estimulam um comportamento instintivo, de acasalamento, fuga e aglomeração.
Esses hormônios influenciam tanto o lado físico e sexual, como a ovulação e o ritmo do ciclo menstrual, quanto o emocional, dando sensação de aconchego, atração e calor. Enquanto os efeitos dos feromônios femininos atingem longas distâncias, os masculinos precisam de um contato mais próximo.
Outros resultados da pesquisa britânica:
- Homens casados têm saúde física melhor
- Mulheres casadas têm saúde mental melhor
- Apesar disso, é melhor para a saúde ser solteiro do que ter um relacionamento estressante
- Ter múltiplos parceiros está ligado à mortalidade precoce
- Entre adolescentes, relacionamentos estão ligados a sintomas depressivos

Comentarios:
agora ja da para entender a importancia de encontrar um certo alguem pois trazem alguns resultados positivos como:
- Homens casados têm saúde física melhor
- Mulheres casadas têm saúde mental melhor
- Apesar disso, é melhor para a saúde ser solteiro do que ter um relacionamento estressante
- Ter múltiplos parceiros está ligado à mortalidade precoce
- Entre adolescentes, relacionamentos estão ligados a sintomas depressivos

link:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/04/especialista-fala-sobre-importancia-e-beneficios-da-vida-dois.html

data:
29/04/2011 10h55 - Atualizado em 29/04/2011 12h18

terça-feira, 19 de abril de 2011

Há mais de 200 tipos de dor de cabeça e um delespode iniciar um AVC

Dor de cabeça é algo que atinge 99% das mulheres e 94% dos homens em algum momento. Ela pode ser forte, fraca, frequente ou esporádica, mas costuma atrapalhar as atividades diárias e prejudicar a qualidade de vida.
Além disso, uma dor de cabeça súbita e sem causa aparente, acompanhada de outros sintomas, pode ser o prenúncio de um acidente vascular cerebral (AVC), a maior causa de mortes no Brasil.
O Bem Estar desta terça-feira (19) mostrou que há mais de 200 tipos de dor de cabeça e que alguns alimentos ou o excesso de analgésicos podem piorá-la. No estúdio, a cardiologista Ludhmila Hajjar, do Instituto do Coração (Incor), e o neurologista Marcelo Calderaro tiraram as principais dúvidas sobre o assunto e ensinaram a reconhecer os sinais de alerta de um AVC, que no país mata mais que infarto, aids, armas de fogo e acidentes de carro.
Dor de cabeça 3 (Foto: Arte/G1)
O primeiro passo é anotar em um papel a frequência e a intensidade da dor. As causas podem ser desde uma má postura, um sapato errado, o jeito de caminhar, até uma questão hormonal no caso das mulheres.
Entre os alimentos prejudiciais estão alimentos condimentados, salsicha, comida chinesa, chocolate, queijos fortes, vinho e cafeína. O café, porém, pode ser bom ou ruim, dependendo da quantidade. Até três xícaras por dia podem prevenir a dor de cabeça, mas mais que isso aumenta as chances do problema.
Nas ruas, o repórter Renato Biazzi foi conferir se as mulheres levam remédio contra dor de cabeça na bolsa, e Marina Araújo perguntou o que as pessoas em geral mais sentem nessas horas.
O cérebro tem seus próprios mecanismos para se defender da dor. Quando abusamos de analgésicos vendidos sem receita é como se ele desaprendesse essa técnica. Então, cada vez são necessários mais comprimidos para dar conta da dor. Tomar um a cada dois ou três dias já é considerado abusivo.


comentarios :
  É importante as pessoas conseguirem distimguir uma simples doe de cabeça de algo mais sério pois quanto mais cedo for visto a doença mais rapido podera ser feito o tratamento para se curar.

data:
19/04/2011 10h30 - Atualizado em 19/04/2011 15h28

link:
 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/04/ha-mais-de-200-tipos-de-dor-de-cabeca-e-um-deles-pode-indicar-avc.html

terça-feira, 12 de abril de 2011

Três em cada dez brasileiros sentem falta de ar com frequência, diz médico

Três em cada dez brasileiros sentem falta de ar com frequência, diz médico

   Algumas pessoas perdem o fôlego ao subir escadas, outras ao fazer exercícios e há ainda as que têm o problema só de ficar paradas. Três em cada dez brasileiros sentem falta de ar com frequência e poucos sabem que essa sensação pode indicar uma doença mais grave, capaz de matar.
Quando o sintoma ocorre, o coração – que trabalha junto com o pulmão para que o corpo funcione bem – pode estar em risco. Para falar sobre os sinais de alerta, o Bem Estar desta terça-feira (5) recebeu o cardiologista Roberto Kalil, que também é consultor do programa, e o pneumologista Rafael Stelmach

comentarios:
 Grande parte da população pensa que é cansasso mas não é.Perder fôlego ao subir escada é ruim pois algumas pessoas acabam inalando ar poluido que pode causar estes problemas.Uma reportagem feita do jornal hoje disse que um dia em São Paulo é como fumar dois cigarros por dia!.Imagine isto para o planeta é muito pior pois a camada de ozônio fica cada vez mais detonada incrivel como as pessoas não tem noção do que esta acontecendo.

Data:
05/04/2011 10h30 - Atualizado em 05/04/2011 14h29

ilnk:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/04/tres-em-cada-dez-brasileiros-sentem-falta-de-ar-com-frequencia-diz-medico.html

Aprenda a usar e limpar garrafinhas de água, squeezes e mamadeiras

Uso e limpeza de garrafas de água, squeezes e mamadeiras também foram foco do Bem Estar desta segunda-feira (11). O infectologista e consultor Caio Rosenthal esclareceu o assunto.
Doenças como hepatite A, salmonela, gripe e bactérias como E. coli, estafilococos e estreptococos podem ser adquiridas pela água contaminada.
Olha a água (Foto: Arte/G1)
O ideal é dar preferência para garrafas apropriadas para um consumo constante, com bico que impeça o contato com a saliva.
O plástico não deve ter fissuras, arranhões, amassados, alteração de cor nem mofo. Não se deve pôr as mãos no gargalo da garrafa, para evitar infecções.
Além disso, deve-se lavar as mãos antes de se alimentar ou tomar água, sucos e outras bebidas. O programa mostrou, ainda, a importância de limpar galões de água e usar uma capa protetora neles para impedir a formação de algas.


Comentario:
  Saber como limpar garrafas é algo importante pois se não pode-se contrair diverças doenças que podem-se complicar mais a frente.

data: 11/04/2011 10h48

link:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/04/aprenda-usar-e-limpar-garrafinhas-de-agua-squeezes-e-mamadeiras.html