terça-feira, 31 de maio de 2011

Ronco e paradas respiratórias àpneia

Para aprofundar as causas e consequências desse transtorno, que muitas vezes também desencadeia alterações cardiovasculares, o Bem Estar desta terça-feira (31) convidou o cardiologista Roberto Kalil e a neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono  e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Apneia do sono (Foto: Arte/G1)
A apneia também leva a microdespertares, uma forma de o cérebro forçar o indivíduo a respirar. Alguns têm flacidez nos músculos da faringe e, quando deitam, o palato mole (“campainha”) vai para trás e obstrui ainda mais a passagem do ar.
Beber demais e estar cansado pode piorar o ronco, pois há um maior relaxamento dos músculos da garganta. Um exame chamado polissonografia, que grava e monitora o sono, é o mais indicado para diagnosticar apneia. Ele é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas as filas costumam ser grandes.
Dormir com um oxímetro (aparelho que mede a oxigenação) já ajuda o médico a verificar se o paciente tem falta de oxigenação durante a noite. Casos graves podem ser resolvidos com o uso de um aparelho que fornece oxigênio por meio de uma máscara. Mas esse equipamento é de difícil acesso pelo SUS e até pelos planos de saúde. As cirurgias de garganta, por sua vez, são eficientes apenas em casos bem específicos e com a técnica adequada.
Deitar de lado em geral ajuda a melhorar a apneia. Já a posição de barriga para cima favorece a obstrução do ar. Uma dica é usar um travesseiro comprido (aquele de abraçar com braços e pernas) e prender uma bolinha de tênis nas costas do pijama, para que a pessoa se sinta desconfortável e durma sempre de lado.
O programa desta terça também mostrou a história do motoboy Sandro Serrano, que parava de respirar 582 vezes por noite, o equivalente a 77 vezes por hora e mais de uma vez por minuto. A mulher dele se assustava com a cena repetida, que sempre era seguida por um ronco alto.

COMENTARIO:  Bem o unico motivo para que a pessoa possa se previnir ao assunto ronco ,que até enrão não tinha mau nenhum, é a apneia.

LINK:  http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/ronco-e-paradas-respiratorias-noite-podem-indicar-apneia-do-sono.html

DATA:
31/05/2011 10h33 - Atualizado em 31/05/2011 11h39

Mulheres são mais sensíveis ao álcool do que homens, explica médico

O médico convidado para falar do tema foi o psicanalista Sérgio Dualibi. O programa teve também o infectologista Caio Rosenthal, que falou dos cuidados que é preciso ter para fazer tatuagens.
Cada bebida alcoólica tem um teor alcoólico diferente. Vinho e cerveja são fermentados e, por isso, têm bem menos álcool que cachaça, uísque e vodca, que são destilados. No quadro abaixo, consta a quantidade de álcool de cada bebida e os limites que determinam quem é um bebedor leve, moderado ou pesado.
arte bebidas alcoólicas (Foto: arte / G1)
A diferença entre os números para homens e mulheres tem vários fatores, entre eles está a concentração de água que cada um tem no organismo. Entre 55% e 65% do corpo masculino é água, enquanto esse número varia entre 45% e 55% nas mulheres. A maior quantidade de água faz com que o álcool se dilua mais facilmente nos homens. Por isso, mesmo se os dois tiverem o mesmo peso, o homem é mais resistente.
A bebida em excesso sobrecarrega o fígado, porque uma de suas funções é desintoxicar o corpo. Além disso, ele regula a quantidade de água no corpo, trabalha na coagulação do sangue, armazena glicose.
O corpo demora aproximadamente uma hora para se livrar de cada unidade de álcool e não há nada que se possa fazer para adiantar o processo. Beber café ou tomar banho frio pode deixar a pessoa mais acordada, mas não diminui a quantidade de álcool no sangue.
O melhor alimento para se consumir junto com o álcool é o carboidrato que, no sangue, vira glicose. Frituras e condimentos irritam o estômago e, como o álcool também irrita, esses alimentos podem dar gastrite. É bom tomar água junto com a bebida, de preferência na mesma quantidade. Bebidas gaseificadas não são o ideal, pois potencializam a absorção do álcool.
Piercings e tatuagensNós fomos a um estúdio mostrar todos os cuidados de higiene que uma tatuagem exige. O tatuador usa agulhas descartáveis e luvas para evitar a transmissão de doenças entre clientes por meio do sangue. Todos os equipamentos e produtos, da agulha à tinta, precisam ter certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nosso consultor Caio Rosenthal também respondeu a perguntas sobre tatuagens. Ele recomenda atenção ao risco de alergias. A tinta possui metais como cobalto, cromo ou titânio, por exemplo. Se a pessoa tiver reações a algum elemento, deve avisar ao tatuador antes, para que ele não use uma tinta sem a substância.
Quando a tatuagem é recém-feita, Caio recomenda deixá-la descoberta e lavar com água e sabão. Tomar sol é proibido por uns dias, já que a radiação solar pode causar queimadura de primeiro grau – quando a pele fica vermelha – e modificar o desenho na pele.
No fim do programa ele ainda deu dicas de como usar o piercing sem ter inflamações. Metais nobres, como o ouro, são preferíveis, pois bijuterias podem causar irritação na pele.
Dentre as partes do corpo mais populares para colocar os piercings, o infectologista recomenda a sobrancelha, pois a região só tem pele. No nariz, a mucosa é mais sensível, na boca há mais bactérias e na orelha não há circulação de sangue – em caso de infecção, os remédios não chegam até a região.

COMENTARIO:  A importancia de saber a quantidade maxima de cerveja que se pode tomar é que no dia seguinte podera se sentir mau e indisposto

LINK:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/mulheres-sao-mais-sensiveis-ao-alcool-do-que-homens-explica-medico.html

DATA:
27/05/2011 10h35 - Atualizado em 27/05/2011 12h18

domingo, 22 de maio de 2011

Um em cada sete adultos no Brasil sofre de asma, explicam médicos

Um em cada sete adultos no Brasil, ou 12% da população acima dos 18 anos, sofre de asma. Entre as crianças, esse número sobe para uma em cada seis.
A falta de ar desesperadora e o chiado no peito provocados pela asma e também pela bronquite, uma inflamação temporária das vias aéreas, foram tema do Bem Estar desta quinta-feira (19), do qual participaram o pneumologista Rafael Stelmach, do Instituto do Coração (Incor), e a pediatra Ana Escobar, que também é consultora do programa.
Diferente da bronquite, a asma é uma doença crônica, ou seja, para a vida toda. Mas tem tratamento e pode ser controlada, com cuidados simples de higiene e limpeza. Evitar pó, produtos químicos, bichos de pelúcia, animais e outros agentes é fundamental para prevenir as crises. Com o frio e o tempo seco, o problema também costuma aumentar. E todo o aparelho respiratório sofre: desde o nariz, até a garganta e os pulmões.Asma e bronquite (Foto: Arte/G1)
Segundo Stelmach, a asma mata 3 mil brasileiros por ano. E a doença nasce com as pessoas, ou seja, tem uma carga genética envolvida. Já a inflamação da bronquite é aguda e dura de dois a três dias - depois desaparece e pode voltar em outra ocasião.
Além do cigarro, a bronquite pode ser motivada pela infecção de um vírus. Esses micro-organismos são inalados pelo nariz e chegam à traqueia e aos brônquios, provocando uma inflamação da camada interna dessa região, que se torna mais estreita. É por essa razão que o ar passa com mais dificuldade.
Há, ainda, um processo de contração muscular nos brônquios que diminui a área de circulação do ar. Isso pode ser desencadeado por alergia a poeira, frio ou outros fatores.

O médico observou também que o nervosismo não é causa direta de asma, mas o fator emocional e a ansiedade devem ser levados em conta e controlados.
Natação, ciclismo, corrida e remo são os esportes mais indicados para os asmáticos, e devem ser praticados regularmente, por 30 a 40 minutos.
Em São Paulo, o repórter Renato Biazzi foi até a casa da promotora de eventos Luana Urzua, que tem asma, para ver como a família passou a viver melhor depois de tomar algumas medidas básicas.

comentario
O bom de saber a diferanca entre asma e bronquite e que saberemos com mais velocidade qual e , e como usar os medicamentos

link
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/um-em-cada-sete-adultos-no-brasil-sofre-de-asma-explicam-medicos.html

data 19/05/2011 10h36 - Atualizado em 19/05/2011 17h42

domingo, 15 de maio de 2011

Especialistas ensinam a melhorar o equilíbrio e evitar tontura e vertigem

Equilíbrio é algo fundamental para andar, correr, passear de bicicleta, patins ou skate, e mesmo para ficar parado em pé.
E um bom desempenho exige que o cérebro, o tato, a musculatura, a visão e os dois labirintos (órgãos ligados à audição e percepção espacial) funcionem bem.
Para aprofundar o assunto, o Bem Estar desta sexta-feira (13) convidou a neurologista Cristiana Borges Pereira e o preparador físico José Rubens D'Elia, que ensinou exercícios para aprimorar o desempenho, andar em linha reta e parar em um pé só sem tropeçar nem esbarrar em nada.Equilíbrio (Foto: Arte/G1)


   COMENTARIO:
  A importancia de saber a melhorar o equilibrio e porque se estiverem no meio de uma rua ha como evitar uma queda fatal assim causando uma morte que muitas vezes podem se precosses.

LINK:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/especialistas-ensinam-melhorar-o-equilibrio-e-evitar-tontura-e-vertigem.html

data:
13/05/2011 10h31 - Atualizado em 13/05/2011 11h59

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O corpo humano não foi projetado para muitas das atividades que hoje pertencem à nossa rotina. Ficar sentado diante do computador durante horas, todos os dias, pode causar dores, dificuldades de movimentação e formigamento nos dedos.
Esses e outros sintomas estão ligados à LER (lesão por esforços repetitivos), tema do Bem Estar desta sexta-feira (6). A LER não é uma doença propriamente dita, mas engloba todos os problemas nos ossos e nos músculos que tenham origem em atividades repetitivas. Normalmente, o mal está ligado ao trabalho, mas isso não é uma regra.
Para esclarecer o assunto, recebemos a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo e o preparador físico José Rubens D’Elia, consultor do programa. Participou também a banda “Músicos do Futuro”, pois seus músicos exercem uma função que exige muita repetição e movimentos precisos.
As lesões são mais recorrentes em pessoas que digitam muito ou apertam mouse, atendem e transferem telefonemas ou fazem fotocópias. Em casa, os serviços domésticos também geram problemas, por isso é preciso segurar corretamente panelas e vassouras.
A mais comum é a tendinite, que é uma inflamação nos tendões. Outras recorrentes são a síndrome do túnel do carpo, a tendinite de Quervain, o dedo em gatilho e o cotovelo de tenista (veja no quadro acima).
Os especialistas falaram sobre os cuidados que se deve ter para evitar o surgimento das dores. Três aspectos são fundamentais para reduzir os riscos: é preciso fazer pausas durante qualquer atividade e saber respeitar os limites do corpo; a altura e a posição dos aparelhos deve estar adaptada à pessoa; deve-se ter atenção com a postura.
Em qualquer atividade que se faça, é importante usar todo o corpo. Pense no movimento que você faz, por exemplo, quando se abaixa para pegar um objeto pesado no chão – o ideal é dobrar os joelhos e colocar as duas mãos. Esse tipo de raciocínio serve para todos os trabalhos braçais.
No caso do computador, no qual a LER é mais comum, o que se deve observar é a posição dos objetos. A cadeira e a mesa devem estar na altura que proporcione maior naturalidade a quem está sentado.
A posição mais recomendada do monitor é à altura dos olhos, para evitar que a pessoa abaixe a cabeça e force o pescoço. Para usar o teclado e o mouse, o ideal é que o cotovelo faça ângulo de 90 graus. Os dois pés devem ficar apoiados no chão. Se um computador for compartilhado por pessoas de alturas diferentes, almofadas resolvem o problema.
Maria Cândida aproveitou para dar dicas quanto aos laptops, os computadores portáteis, que muita gente usa em casa. Para usá-lo no colo, é preciso tomar alguns cuidados: recostar-se bem no assento, apoiar os pés no chão e colocar algum objeto para deixar o computador um pouco mais alto. Ainda assim, o ideal é colocá-lo sobre a mesa.
Quando ele fica em cima de uma mesa, deve ser usado da mesma maneira que o desktop - o computador normal. Para isso, é necessário colocar algum suporte debaixo do computador, para que ele não fique muito baixo em relação aos olhos. É preciso instalar teclado e mouse separados, para que eles fiquem na altura certa.
 
Comentarios
 o importante de saber quais as lesoes podem acontecer  e que assim temos como trata-las  pois podem ser serias ou nao.
 
link
 
data
06/05/2011 10h34 - Atualizado em 06/05/2011 11h59