quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Saúde europeia sofre com mais casos de tuberculose e sarampo

A saúde na Europa está sofrendo, com 80 mil casos de infecção por tuberculose ao ano e sérios problemas com sarampo, infecções por HIV e a ameaça da "superbactéria", revelou nesta quinta-feira um relatório anual sobre a situação da saúde na região.
O Centro Europeu para o Controle e Prevenção de Doenças, que monitora as doenças na União Europeia, disse que seu relatório de 2011 dá "sinais preocupantes" de epidemias de sarampo e demonstra que o vírus da imunodeficiência humana que causa a Aids segue sendo transmitido em todos os países.
Contudo, a maior preocupação de saúde pública na UE é a ameaça da resistência aos antibióticos e o aumento das infecções de "superbactérias", ou resistência a vários medicamentos, segundo o relatório.
"A maior ameaça que enfrentamos é a complacência sobre as doenças infecciosas. A atitude de que a batalha contra as doenças infecciosas foi vencida deve ser continuamente questionada", disse Marc Sprenger, diretor do centro, sediado em Estocolmo.
"Esse estudo oferece muitas evidências de que os micróbios ainda são inimigos formidáveis", acrescentou no prólogo do relatório.
A publicação anual do centro pretende oferecer um panorama do estado das doenças infecciosas na Europa para que os responsáveis pela saúde pública possam decidir as prioridades e ações para melhorar a saúde.
O relatório de 2011 se baseia em dados de 2009 e 2010, uma vez que a coleta e análise dos números das doenças levam tempo, mas autoridades disseram que o panorama apresentado é de poucas mudanças. Em todo caso, parece que as coisas pioraram.
Os "sinais preocupantes" sobre o sarampo na Europa apontados em 2009 se converteram em epidemias da doença em muitos países europeus, com mais de 30 mil casos registrados em toda a região até agora neste ano.
E a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou em setembro que neste ano as cepas multirresistentes aos medicamentos e extensivamente a tuberculose resistente aos remédios estão se espalhando de maneira "alarmante" na Europa e causarão a morte de milhares de pessoas a menos que as autoridades ajam rapidamente.
O relatório desta quinta-feira também identificou várias doenças emergentes na Europa que, segundo o centro, poderiam ameaçar a saúde pública.
Há indícios de que o vírus do Nilo Ocidental poderia ter se estabelecido em partes do sudeste da Europa e foram registrados casos localmente que antes eram considerados de importação, como malária e dengue.

COMENTARIO : O PERIGO E QUE PODE SE TORNAR UMA EPIDEMIA MUNDIAL OU MATAR MUITA GENTE OU SE DESCOBRE-SE QUE E UM NOVO VIRUS MAIS POTENTE PODE SER UM RISCO PARA TODOS
LINK: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/reuters/2011/11/10/saude-europeia-sofre-com-mais-casos-de-tuberculose-e-sarampo.jhtm
DATA :

10/11/2011 - 22h19

Atividade física melhora o aprendizado da criança

Crianças que praticam atividades físicas tendem a ser mais inteligentes na adolescência e vida adulta, diz um estudo feito por cientistas da Universidade de Illinois (EUA). Segundo os pesquisadores, a prática de exercícios também pode melhorar a memória e os distúrbios de atenção. Os autores ressaltam que o estudo é muito importante, já que, devido ao uso exagerado de computador, videogame e televisão, cada vez menos crianças buscam se divertir ao ar livre, praticando atividades físicas.

A pesquisa envolveu um grupo de 490 crianças com idade entre nove e dez anos. Elas foram submetidas a exames de ressonância magnética, testes de aptidão física, testes ergométricos e de memória, além de responderem a um questionário sobre a prática de atividades físicas.

Os pesquisadores observaram pela ressonância magnética que as crianças que praticavam exercícios e que tinham melhor preparo físico apresentavam maior atividade cerebral do que aquelas que eram sedentárias, um forte indicativo de que esse grupo teria maior facilidade de aprendizado. Além disso, as crianças que se exercitavam tiveram um resultado 12% melhor em testes de memória do que aquelas que tinham hábitos mais sedentários.

Segundo os autores do estudo, durante a prática de atividades físicas, a criança recebe uma série de estímulos sensoriais que fazem o hipocampo, área do cérebro responsável pela memória e aprendizado, ficar mais ativo, aumentando a inteligência da criança. 
Papel da família

O sedentarismo e a obesidade infantil são problemas que cada vez mais preocupam os médicos. Além da prática de atividades físicas, a presença da família é fundamental. Segundo um estudo feito pela University of Illinois, refeições com toda a família pode ser a peça chave para evitar distúrbios alimentares, obesidade e nutrição inadequada.

A pesquisa liderada pela University of Illinois, nos Estados Unidos, baseou-se na revisão de 17 estudos recentes sobre padrões alimentares e nutrição, totalizando mais de 182 mil crianças e adolescentes. Os especialistas observaram quantas pessoas estavam acima do peso, tomavam pílulas para controlar o peso, induziam vômitos, utilizavam laxantes e diuréticos, ficavam em jejum, comiam muito pouco, pulavam refeições ou ainda fumavam para enganar a fome. 
Os resultados mostraram que adolescentes que faziam pelo menos cinco refeições por semana com suas famílias tinham 35% menos chances de ter problemas ligados à alimentação. Crianças que comiam pelo menos três vezes por semana em suas casas apresentaram uma probabilidade 12% mais baixa de ter excesso de peso. Além disso, as chances de consumir alimentos mais saudáveis em refeições caseiras foi 24% maior.

Ainda que não seja possível sentar-se à mesa com a família durante sete dias por semana, os autores do estudo aconselham que os pais estipulem cotas mínimas para que seus filhos comam em casa. A reunião também é essencial para que sejam identificados sinais precoces de padrões alimentares negativos

COMENTARIO : ISTO E OTIMO   POIS ALEM DE ESTAREM CUIDANDO DO SEU CORPO ESTARM CUIDANDO DO CEREBRO
LINK : http://minhavida.uol.com.br/familia/materias/14278-atividade-fisica-melhora-o-aprendizado-da-crianca
DATA: 18/11/2011 - 00h00
PARA VER A DATA O LINK E :  http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/index19.jhtm

Simulador virtual de parto aumenta segurança em casos de alto risco

Para identificar potenciais problemas na hora do parto, uma equipe de pesquisadores da Universidade Paris-Sud, na França, desenvolveu um simulador virtual que pode prever casos de alto risco e evitar cesarianas de emergência. O estudo foi apresentado à Sociedade Americana de Radiologia nesta terça-feira (29).
Combinado a exames de ressonância magnética do feto, o software "Predibirth" – mistura das palavras inglesas “predict” e “birth”, ou seja, “previsor de nascimento” – promete ajudar os médicos a avaliar melhor a probabilidade de uma mulher ter complicações ao dar à luz.
Pelo fato de o canal do parto ser curvo e não tão grande quanto a cabeça do bebê, a criança precisa fazer uma sequência de manobras para nascer. Uma falha nesse processo, como uma cabeça voltada para o lado errado na hora errada, pode resultar em um parto difícil ou anormal, chamado de distocia.
Simulador de parto (Foto: Radiological Society of North America)Simulador de parto pode evitar cesáreas de emergência (Foto: Radiological Society of North America)
A mecânica do canal de nascimento humano é muito complicada em comparação à de outros mamíferos", diz o obstetra Olivier Ami, coordenador do trabalho e PhD do Departamento de Radiologia do Hospital Antoine Béclère, da Universidade Paris-Sud.
Ami e sua equipe processaram imagens de 24 grávidas. O resultado foi uma reconstrução tridimensional dos fetos e da pélvis das mulheres, juntamente com 72 trajetórias possíveis da cabeça do bebê pelo canal do parto. Com base nessas simulações, o programa apontou a probabilidade de cada criança ter um nascimento normal.
Os resultados foram computados, e 13 mulheres tiveram parto normal. Três gestantes que deram à luz por cesariana eletiva – duas das quais carregavam bebês com excesso de peso – foram classificadas como alto risco.
Das cinco mulheres que fizeram cesariana de emergência, duas tinham anomalias no ritmo cardíaco e três apresentavam obstrução no canal do parto. Outras três mulheres deram à luz por extração a vácuo (com ajuda de instrumentos) e tiveram desempenho no simulador levemente favorável.
"Os resultados na previsão de distocia foram altamente precisos", afirma o pesquisador. "Nossa simulação parece representar uma melhora significativa na pelvimetria (medição dos diâmetros da pelve manualmente ou por imagem)".
A pelvimetria é comumente usada, mas não totalmente confiável, segundo Ami. "Uma pelve pequena pode ser capaz de dar à luz sem problemas, enquanto uma bacia grande pode precisar de ajuda mecânica durante o parto. Essa incerteza aumenta a taxa de cesarianas de emergência", destaca.
"Uma cesariana de urgência tem mortalidade de seis a sete vezes maior que uma planejada," compara Ami. "Com esse software, a maioria das cesarianas poderá ser prevista, e partos instrumentais de difícil extração podem desaparecer em um futuro próximo", conclui o pesquisador.

   COMENTARIO ; ISTO AJUDARA MUITO POIS DIMINUIRA E MUITO O NUMERO DE MORTES NO PARTO
DATA : 29/11/2011 08h00
LINK:   http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/11/simulador-virtual-de-parto-aumenta-seguranca-em-casos-de-alto-risco.html

Fone de ouvido deve ser usado com volume, no máximo, pela metade

O ouvido é composto por várias partes muito frágeis, que estão sujeitas a alterações por uma série de fatores. Um dos problemas mais frequentes desse órgão é o surgimento de zumbidos – sons internos que não estão relacionados ao ambiente em que estamos.
Estudos internacionais indicam que o problema tem se tornado mais recorrente em crianças e idosos. Entre as crianças de 5 a 12 anos, sugere-se que 31% tenham zumbido. No grupo dos indivíduos acima de 65 anos, esse percentual salta para 33%.
Arte zumbido (Foto: Arte)
O limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibéis. Segundo a especialista em saúde do ouvido, Tanit Sanchez, os fones e outros aparelhos sonoros devem ser usados com o volume até a metade para evitar prejuízos à audição.
É importante também nunca ouvir o som tão alto a ponto de não ouvir o que está a sua volta e não dormir com o fone no ouvido.
Uma boa alimentação também é importante: devem-se evitar frituras, doces e gorduras em excesso. Veja abaixo sete fatores que podem causar o zumbido e sete dicas para evitar o problema:
Zumbido Bem Estar (Foto: Arte)
A poluição sonora é a principal causa de zumbido atualmente. Os médicos começam a apontar que, cada vez mais, cresce a incidência de zumbido em jovens por conta dos aparelhos sonoros.
Também sofrem desse problema ambientes profissionais que expõem as pessoas a zumbidos constantes. É o caso de músicos, DJs, barmen, metalúrgicos, motoristas de ônibus e quem trabalha em gráficas. Quem frequenta baladas também pode estar sujeito a problemas nos ouvidos, se aparecer um zumbido depois da balada, já é um sinal de alerta e sensibilidade. Estresse, envelhecimento e cigarro também podem provocar o distúrbio.
Os tipos mais comuns de zumbido, que estão no ranking das maiores reclamações dos pacientes, são:
- Apito
- Canto da cigarra
- Chiado de água (chuveiro, chuva, cachoeira)
- Barulho de grilo
- Panela de pressão
- Caixa de som (vibração da caixa em volume alto, com som grave)
- Som de abelha
Para calcular o limite de som permitido, é simples: considera-se um volume de 85 decibéis suportável por até oito horas consecutivas. Para cada cinco decibéis além disso, o limite cai pela metade.
Ou seja, para um barulho de 90 decibéis, o limite seguro é de 4 horas de exposição contínua. Um barulho de 95 decibéis só pode ser ouvido por duas horas, 100 decibéis por uma hora, e assim por diante.
Veja  abaixo por até quanto tempo você pode ficar exposto a cada intensidade sonora:

- Até 80 dB – não há riscos
- 85 dB – até 8h de exposição
- 90 dB – até 4h de exposição (motor de ônibus, feira livre)
- 95 dB – até 2h de exposição (latido de cachorro, secador de cabelo)
- 100 dB – até 1h de exposição (liquidificador, choro de bebê, batedeira, aspirador de pó)
- 105 dB – até 30 min. de exposição (obra dentro de casa)
- 110 dB – até 15 min. de exposição
- 115 dB – até 7 min. de exposição (congestionamento intenso, rojão, ficar na balada perto da caixa de som)
Outra dica importante é na hora de limpar o ouvido: trocar as hastes flexíveis, que podem empurrar mais a cera para dentro do ouvido, pela toalha. A pediatra Ana Escobar sugere limpar o ouvido com a pontinha da tolha.
Veja abaixo o resultado da nossa enquete.
Enquete zumbido (Foto: Arte)



 
  COMENTARIO : E MUITO BOM SABER ISTO POR QUE EU MESMO USO O FONI DE OUVIDO AO MAXIMO E TINHA UMA LUVE IDEIA DOS PREJUIZOS QUE ELE CAUSAVA MAS AGORA JA POSSO ME PREVENIR

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/11/fone-de-ouvido-deve-ser-usado-com-volume-no-maximo-pela-metade.html

DATA :  24/11/2011

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Infecção urinária é a infecção bacteriana mais comum no ser humano, principalmente entre as mulheres dos 20 aos 40 anos e as grávidas. Já os homens sofrem mais na primeira infância e depois dos 55 anos, sobretudo por distúrbios na próstata.
O problema é tão recorrente que apenas 10% das pessoas que responderam à nossa enquete no site disseram desconhecer a dor e a ardência típicas da infecção.
Dependendo do local em que os agentes invasores se instalam, a doença é chamada de vulvovaginite (abertura da vagina), cistite (uretra e bexiga) ou pielonefrite (rins). E, na hora do aperto, muita gente ignora o sinal do cérebro de que a bexiga está cheia e deixa para fazer xixi depois. O problema é que, ao não urinar, a uretra pode ficar mais suja e facilitar uma complicação.
Quem esclareceu melhor o assunto nesta terça-feira (6) foi o urologista Marcelo Vieira, ao lado do ginecologista e consultor José Bento. Os médicos também ensinaram cinco dicas para evitar doenças no aparelho urinário.
Infecção urinária (Foto: Arte/G1)
Beber água é fundamental para prevenir inflamações e infecções. A hidratação ajuda a manter o aparelho ativo, com fluxo de urina normal e saudável. A água também é necessária para uma série de processos metabólicos e biológicos do organismo.
Outra dica importantíssima destacada pelo Bem Estar é que as pessoas devem prestar atenção na cor da urina, que precisa ser clara. Uma coloração mais amarelada pode ser falta de hidratação, alimentação ou decorrência do uso de medicamentos. A primeira urina do dia é mais escura porque à noite um hormônio secretado aumenta a absorção de água e a concentração do xixi.
Se houver sangue na urina, sinal de alerta: há 80% de chances de você precisar de tratamento. O sangue pode indicar infecções, doenças hereditárias (como rins policísticos), pedras nos rins, doenças de próstata, traumas e até tumores.
Portanto, sempre que você ou alguém da sua família detectar sangue na urina, é preciso procurar um médico e fazer os exames indicados. Esse xixi pode aparecer com coloração avermelhada ou até marrom, quase preta.
A dica seguinte é sempre urinar depois do sexo. Isso porque o atrito e as bactérias envolvidas na relação podem contaminar a região pélvica da mulher. Ao fazer xixi, o aparelho urinário é exercitado e elimina grande parte das bactérias que podem ter entrado na uretra e ir em direção à bexiga. A própria vagina já concentra micro-organismos que podem causar infecção.
A higiene íntima também é imprescindível, principalmente para as mulheres, que têm a vagina e o ânus em locais muito próximos. Uma boa dica é limpar, sempre que possível, o xixi com papel higiênico e o cocô com chuveirinho.
saiba mais
Sabonetes íntimos também são úteis, mas devem ser usados na medida certa (até uma vez por dia), porque a vagina tem uma flora bacteriana importantíssima para manter o pH da região e proteger a mulher. Absorventes internos precisam ser trocados a cada 2 ou 3 horas, e não se deve dormir com eles.
De qualquer forma, a limpeza precisa ser eficiente, para que as bactérias da vagina e do ânus não entrem no canal da uretra. A bactéria mais comum entre as responsáveis pela infecção é a Escherichia coli, que vive no intestino e pode passar para o trato urinário. Para evitar o contato desse aparelho com as fezes, devem-se limpá-las sempre de baixo para cima. Um lenço umedecido também pode ser um bom aliado na limpeza íntima feminina.
Sistema urinário
É composto pelos rins, ureter (canal que leva a urina dos rins até a bexiga), bexiga e uretra (canal que conduz a urina da bexiga para fora do corpo).
A bexiga precisa ter um mínimo de líquido armazenado para que a pessoa consiga fazer xixi. Se for muito pouco, ela não funciona e fica esperando encher. Na hora do aperto, a bexiga envia um sinal para o sistema límbico, no cérebro, que manda o corpo resolver o problema com urgência.
O ideal é não deixar a bexiga chegar ao volume máximo, porque ela pode pressionar os músculos em volta e provocar uma sensação de incômodo e desconforto. Com a idade, o assoalho pélvico perde a sustentação e a força, facilitando a ação das bactérias. Por isso, beba sempre muita água e faça xixi como frequência.
Diagnóstico
Existem dois exames essenciais para descobrir qual é a origem do seu problema urinário. O primeiro é um teste de urina tipo 1, que fica pronto no mesmo dia e detecta o número de leucócitos (células de defesa) no xixi. Se houver demais, é sinal de que alguma bactéria entrou no sistema urinário e está causando infecção.
O segundo exame é a urocultura. As bactérias da urina são cultivadas durante cinco dias para identificar quem são elas e, consequentemente, qual é o antibiótico mais eficaz para eliminá-las.


COMENTARIO : COM ISSO AS MULHERES PODEM SE CUIDAR MELHOR DO QUE JA SE CUIDAM  E ENTENDER COMO OCORRE A INFECCAO URINARIA

DATA: 

Homens também comem compulsivamente, diz estudo

Comer compulsivamente não é apenas um distúrbio alimentar constante no sexo feminino. De acordo com estudo publicado na revista Internacional Journal of Eating Disorders, os homens também sofrem com o distúrbio, que faz com que a pessoa perca o controle na quantidade de comida ingerida.
A pesquisa reuniu 46.351 pacientes, entre homens e mulheres, e analisou como cada um deles se comportava em relação a comidas. Os pesquisadores descobriram que 8% dos homens e 11% das mulheres tinham tendência a comer compulsivamente.
Os que já vinham comendo compulsivamente há um mês, tanto homens quanto mulheres, tinham mais chance de se tornar obesos, ficar depressivos e ter problemas para dormir, bem como reduzir a produtividade no trabalho.
Ruth Striegel, professor e psicólogo da Universidade de Wesleyan, destaca que antes do estudo a percepção era de que o problema era encontrado apenas entre as mulheres, mas que ele afeta também um grande contingente de homens.
A maior diferença entre o distúrbio em homens e mulheres é que o sexo masculino não busca por tratamento. Dessa maneira eles participam menos de estudos que podem ajudar os médicos a descobrir como ajudá-los.
Segundo os pesquisadores os homens não costumam buscar tratamento, pois não veem como anormal a compulsão alimentar que tem, ao contrário das mulheres

COMENTARIO : QUEM SABE DEPOIS DESTA PESQUISA    OS HOMENS COMECEM   A SE CONCIENTISAR QUE  TEM QUE PARAR DE COMER POR QUE FAZ UM GRANDE MAU PARA O ORGANISMO PODEMDO TER ATE UM INFARTO

DATA : 

31/10/2011 - 17h38


LINK:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/10/31/homens-tambem-comem-compulsivamente-diz-estudo.jhtm

Novo Código Florestal ameaça produção de camarão

Brasília - Na reta final da negociação da reforma do Código Florestal, nenhum ponto das regras de proteção do meio ambiente divide mais os senadores que o uso econômico de uma parcela dos manguezais, atualmente ocupada pela produção de camarão e de sal. Em torno dos chamados apicuns, trava-se uma batalha de lobbies no Congresso.
Os manguezais - apicuns incluídos - somam 12 mil km² do território nacional, cerca de 8 vezes o tamanho da cidade de São Paulo. O cultivo do camarão ocupa 185 km² e foi responsável por US$ 226 milhões de exportações do setor da pesca em 2010.
O questão dos apicuns ganhou ares de polêmica ainda durante a votação na Câmara por meio do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), porta-voz do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha.
O tom era de alarme: se o Código impedisse a exploração comercial nessas áreas, tornaria inviável a produção de sal e camarão no Rio Grande do Norte. A atividade econômica de outros Estados do Nordeste também seria atingida.
No Senado, às vésperas do fechamento do texto do relator Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), os apicuns ameaçam rachar a base governista. O senador, que apresentará seu texto na terça-feira, ainda procura uma saída que acomode interesses divergentes.
Tentativas
Uma das possibilidades em estudo contemplaria as atividades já existentes e impediria a exploração econômica futura de áreas de manguezais, seguindo as linhas gerais da reforma do Código, que tende a liberar a ocupação pelo agronegócio em áreas desmatadas até 2008.
Há mais de três anos, norma baixada pelo Ministério do Meio Ambiente já mandava suspender novas autorizações para empreendimentos de produção de camarão em manguezais. Atividades já licenciadas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) deveriam retirar as instalações e promover a recuperação das áreas. Mas essa norma nunca foi cumprida e os produtores mobilizaram parlamentares para assegurar a atividade.
Em outra frente, o governo insiste em que não é "razoável" reduzir a proteção dos manguezais, ecossistema do qual fazem parte os chamados apicuns e salgados. O movimento se intensificou depois de a Câmara liberar as atividades nessas áreas na votação do Código Florestal.
Documento assinado pela comissão técnica sobre manguezais do Comitê Nacional das Zonas Úmidas em agosto insiste em que a proteção dos apicuns é fundamental para a qualidade da água e fertilidade da zona costeira.
"Os apicuns contribuem para a estabilidade e a produtividade do ecossistema, importantes para a produção pesqueira e para a segurança alimentar", diz o texto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


COMENTARIO : AINDA BVEM MESMO O CAMARAO QUE E UM ANIMAL QUE EXITE AOS MONTES UMA HORA ACABA E SE ACABA IMAGINA O IMPACTO AMBIENTAL QUE HAVERIA

DATA:

23/10/2011 - 10h33

LINK ; http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/10/23/novo-codigo-florestal-ameaca-producao-de-camarao.jhtm

Falta de higiene em fábrica nos EUA favoreceu bactéria em melões

Washington - A falta de higiene nas instalações da fábrica da Jensen Farms no Colorado permitiu a disseminação da bactéria listeria em melões, de acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês). A intoxicação causada por melões contaminados já matou 25 pessoas nos Estados Unidos, o pior surto alimentar desde 1985.

"A estrutura da fábrica de embalagem (dos melões) permitiu que a água empoçasse no chão, próxima aos equipamentos e às vias de passagem dos funcionários", disse a FDA. Segundo as autoridades, a unidade foi "construída de maneira que dificultava a limpeza".

Ainda não está claro como a bactéria chegou à fábrica da Jensen Farms antes de se espalhar para os melões, mas pode ter vindo da terra onde as frutas foram cultivados ou do caminhão usado para transportá-las. A Jensen Farms anunciou o recolhimento de milhões de melões em 14 de setembro, um dia antes de a FDA ter confirmado que a companhia era a fonte das doenças. As informações são da Dow Jones.
Filipe Domingues

COMENTARIO :  A FALTA DE HIGIENE NUM PAIS COMO OS ESTADOS UNIDOS E MUITO SERIO POIS OLHA A FAMA QUE TEM ESTE PAIS E SE TIVESSE OCORRIDO UMA EPIDEMIA A SAUDE DAS PESSOAS NAO E IMPORTANTE POR ACASO.

DATA :

19/10/2011 - 15h53


LINK: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/10/19/falta-de-higiene-em-fabrica-nos-eua-favoreceu-bacteria-em-meloes.jhtm

Morcegos se orientam usando rápidos músculos vocais

Os cientistas chamam de "zunido final" o último som ouvido por um inseto antes de ele virar comida de morcego. Esse som de ecolocalização --sistema de sonar que pode ser usado para rastreamento de uma presa-- tem um ritmo acelerado de até 190 "zunidos" por segundo e também serve para navegação.
Nunca se soube exatamente como esse som é produzido de forma tão rápida, mas agora os cientistas relatam que os morcegos conseguem emiti-los graças a músculos vocais que funcionam a alta velocidade. Eles seriam os primeiros mamíferos conhecidos a possuir esse tipo de músculo.
Apesar de muito frágeis, tais músculos se contraem cem vezes mais rápido do que os humanos. Além disso, a velocidade supera a do músculo mais rápido dos humanos, que fica nos olhos.
VELOZES
Os músculos mais rápidos descobertos até hoje pertencem a pássaros cantantes, a cobras cascavéis e a certos tipos de peixes --todos utilizam na produção de sons.
Pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca e da Universidade da Pensilvânia queriam verificar se esses músculos também estavam presentes nos mamíferos, o que os levou a observar morcegos da espécie Myotis daubentoni, encontrada em toda a Europa e a Ásia.
"Pensei que, se os encontrássemos em mamíferos, eles seriam os morcegos'', afirmou o autor do estudo, Coen Elemans, professor adjunto da Universidade do Sul da Dinamarca. "Quando o animal caça presas que se movem rapidamente e tentam escapar, é muito importante produzir esses sons a um ritmo bem acelerado'.'
No estudo, publicado na revista "Science", Elemans e seus colegas registraram os sons dos morcegos e determinaram o momento em que o eco chega aos ouvidos deles.
Os cientistas descobriram que o cérebro dos morcegos processam os sons ainda mais rápido do que seus músculos podem gerá-los.
Em alguns casos, são processados 800 sons por segundo, antes que as emissões comecem a se sobrepor aos ecos, causando confusão.


   COMENTARIO : SE CONSEGUISEMOS UASR ISSO PARA A NOSSA SAUDE SERIA UM GRANDE AVANCO PARA A QUESTAO BIOLOGIOCA

DATA ; 10/10/2011 - 11h03

LINK : http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/988236-morcegos-se-orientam-usando-rapidos-musculos-vocais.shtml

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Café da manhã repõe energia e ajuda a aumentar o rendimento intelectual

O café da manhã é uma refeição fundamental para despertar, começar bem o dia e acelerar o metabolismo. Mas muitos brasileiros pulam essa parte, vão direto para o trabalho e “enganam o estômago” até a hora do almoço.
Para destacar os benefícios do café da manhã, que neste feriado de 7 de setembro pode ser tomado com mais calma, o Bem Estar desta quarta-feira recebeu o endocrinologista Alfredo Halpern e o nutrólogo e pediatra Mauro Fisberg.
Os médicos falaram sobre as características ideais do primeiro prato do dia e como esse hábito se forma ainda na infância. Também explicaram por que ficar muito tempo em jejum pode engordar, ao invés de emagrecer. Isso ocorre porque a grelina, hormônio da fome, aumenta muito em longos períodos de privação alimentar, e aí as pessoas comem mais depois, para compensar.
Café da manhã (Foto: Arte/G1)
De Norte a Sul do Brasil, o cardápio do café da manhã varia muito. Os repórteres das afiliadas da Globo foram conferir o que a população serve à mesa assim que acorda. Em uma enquete aqui no nosso site, perguntamos o que não pode faltar: o pão venceu, com 26% dos votos. Logo em seguida vieram o café e o leite, com 25% e 23%, respectivamente.
As frutas ficaram com 8% da preferência, os biscoitos com 5%, o suco com 4% e os cereais com 3%. Iogurte e queijo/embutidos ficaram com 2% cada. E por último, com 1%, apareceram carne e ovos.
Pular o café pode piorar trabalhos durante a manhã, por diminuir o desempenho intelectual e a resistência no caso de uma atividade física. Os hábitos alimentares se formam quando o indivíduo ainda é pequeno, por isso é importante incentivar os menores a ampliar o paladar e provar várias opções de alimentos.
Ao longo da infância, as necessidades nutricionais de vitaminas e minerais são maiores, principalmente por causa do crescimento. Nessa fase, portanto, as deficiências podem ser mais frequentes e suas consequências, mais sérias. Além disso, a fome diminui a habilidade da criança em responder aos estímulos ambientais, prestar atenção e obter informações.
Diversos estudos mostram que, ao não fazer o desjejum, perde-se a oportunidade de consumir micronutrientes, o que não é compensado em outras refeições e pode causar prejuízos ao crescimento e ao desenvolvimento.
O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio, mas o consumo fica muitas vezes restrito a um copo de leite no café da manhã. Nas outras refeições, a ingestão costuma ser muito baixa ou até inexistente.
Na infância e na adolescência, o cálcio contribui para a formação de ossos mais fortes e resistentes, prevenindo a osteoporose e possíveis fraturas na vida adulta. Além disso, a substância participa de várias outras funções no organismo, como divisão celular, contração muscular e transmissão de impulsos nervosos.
Receitas saudáveis para o café da manhã*
1 - Mix de fibras

Ingredientes

1 xícara de chá de aveia em flocos
½ xícara de chá de flocos de milho
½ xícara de café de semente de linhaça marrom
1 xícara de café de uva passa preta ou branca
1 xícara de café de castanha do Pará picada
1 colher de sopa de canela (opcional)

Modo de preparo

Misture os ingredientes e armazene dentro de um recipiente com tampa (preferencialmente de vidro escuro) e deixe reservado. O mix de fibras deve ficar em ambiente seco, ao abrigo da luz. A validade é de 30 dias.

Sugestão de consumo

Pode ser ingerido com leite, iogurte, frutas, puro ou com sobremesas (como sorvete).

Observações

Indivíduos com diverticulite (inflamação no intestino grosso) devem ter atenção por conta da linhaça. Além disso, é importante  observar se você tem alergias alimentares a algum dos ingredientes.

2 - Granola caseira

Ingredientes

500 g de aveia em flocos
1 copo de açúcar mascavo
1 copo de coco ralado grosso
1 copo de castanha do Pará ou amêndoas em pedaços pequenos
1 copo de uva passa preta
1 colher (chá) de sal de cozinha
¼ copo de água mineral ou filtrada
¼ copo de óleo
1 xícara de café de semente de linhaça marrom
½ xícara de chá de flocos de milho

Modo de preparo

Misture a aveia com o açúcar mascavo em uma vasilha grande. Acrescente a água, o óleo e continue misturando. Por último, acrescente o sal. Espalhe a mistura em um tabuleiro grande e leve ao forno, que deve estar brando (aproximadamente 200 graus), por 15 a 20 minutos.
Continue mexendo de vez em quando (a cada 4 ou 5 minutos) para dourar a granola por igual. Acrescente o coco ralado e mexa mais um pouco. É necessário observar quando a mistura estiver crocante. Para checar, movimente a granola no tabuleiro e ouça um barulho de crocância.
Retire do forno e acrescente as castanhas ou amêndoas, a uva passa, a linhaça e os flocos de milho. Após esfriar por completo, transfira a granola para um recipiente com tampa (preferencialmente de vidro escuro) e deixe reservado. A granola deve ficar em ambiente seco, ao abrigo da luz. A validade é de 30 dias.

Sugestão de consumo

Pode ser ingerida com leite, iogurte, frutas, puro ou com sobremesas (como sorvete).

Observações

Deve-se ter especial atenção à dieta de pessoas com intolerância à glicose ou diabetes e obesidade (em razão da concentração de carboidratos e açúcares). Indivíduos com diverticulite também devem ter atenção por conta da linhaça. É importante observar, ainda, a presença de alergias alimentares a algum dos ingredientes antes de iniciar o consumo.

*Dicas da nutricionista Eneida Ramos, do Hospital Israelita Albert Einstein.

   COMENTARIO :
                      TENDO UM BOM CAFE DA MANHA ALEM DE AJUDAR NA MENTE AJUDA NO ORGANISMO DO SER VIVO E PREVINI A VARIAS DOENCAS.

       LINK :  http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/09/cafe-da-manha-repoe-energia-e-ajuda-aumentar-o-rendimento-intelectual.html

DATA : 07/09/2011 10h33

Café pode prevenir depressão em mulheres, diz estudo

Uma pesquisa indica que mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia são menos propensas a sofrer de depressão.
Ainda que as razões desse efeito não estejam claras, os autores acreditam que a cafeína pode alterar a química do cérebro. O estudo mostrou ainda que café descafeinado não teria o mesmo efeito.
Os resultados da pesquisa foram divulgados na publicação especializadaArchives of Internal Medicine e provêm de um estudo realizado entre mais de 50 mil enfermeiras.
Uma equipe de especialistas do Harvard Medical School acompanhou a saúde do grupo de mulheres pesquisado ao longo de uma década, entre 1996 até 2006, e fez uso de questionários para registrar o consumo de café por parte delas.
Entre as pesquisadas, apenas 2.600 deram sinais de depressão ao longo deste período. E, destas, a maior parte consumia pouco café ou não tomava a bebida.
Comparadas com as mulheres que bebiam apenas um copo de café por semana ou até menos, aquelas que consumiam duas a três xícaras por dia tinham 15% a menos de chance de sofrer depressão.
Aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras por dia tinham 20% de chance a menos de ter depressão.
Suicídios
A pesquisa mostrou ainda que consumidoras regulares de café estavam mais propensas a fumar, beber álcool e menos envolvidas com atividades da Igreja ou grupos voluntários ou comunitários. Elas também estavam menos propensas a ficar acima do peso e a sofrer pressão alta ou diabetes.
Os cientistas afirmam que a pesquisa contribui para outros estudos que indicam que consumidores de café têm índices de suicídios mais baixos.
Os pesquisadores de Harvard acreditam que a cafeína seja o principal agente nesse processo, já que a substância é conhecida por sua capacidade de realçar sentimentos de bem estar e de energia.
Mas ainda é preciso realizar mais pesquisas para verificar se a substância é útil para prevenir a depressão.
Uma outra possibilidade, dizem os pesquisadores, é que pessoas com propensão à depressão optem por não tomar café porque a bebida possui muita cafeína. Um dos sintomas mais comuns da depressão é perturbação do sono e a cafeína pode exacerbar essa condição, por ser um estimulante.
O excesso de cafeína também é capaz de realçar sensações de ansiedade.

      COMENTARIO :
                        AGORA AS MULHERES AS MULHERES PODEM SE PREVINIR MELHOR  CONTRA A DEPRECAO E PODERAM SE LIVRAR DE TOMAR AS DROGAS QUE SAO DADAS AOS DEPRESSIVOS

LINK : http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/bbc/2011/09/27/cafe-pode-prevenir-depressao-em-mulheres-diz-estudo.jhtm

DATA :

27/09/2011 - 07h59

Vítimas de infarto têm maior assistência no SUS

São Paulo - O Ministério da Saúde lançou um conjunto de medidas para ampliar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) a vítimas de infarto agudo do miocárdio. Essa é a principal causa de mortes atualmente no Brasil, juntamente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). As ações fazem parte da rede Saúde Toda Hora, lançada este ano pelo governo federal, e preveem unidades com leitos aos pacientes de síndromes coronarianas, instalação de UTIs específicas em todas as regiões do país, inclusão de medicamentos, aumento de valores de procedimentos e instalação de tele-eletrocardiograma nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O investimento será de R$ 234,4 milhões até 2014.
"Temos a meta de reduzir para 5% os óbitos de infarto no SUS", destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "Esse é um porcentual já alcançado internacionalmente, em países desenvolvidos e onde há modelos de sistemas de saúde.? No SUS, hoje, o porcentual de mortes por infarto oscila entre 10% e 15%.

As medidas - anunciadas na abertura do 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Porto Alegre - entrarão em consulta pública no site do Ministério da Saúde, por 30 dias. Englobam a construção de 39 Unidades Coronarianas nas 10 Regiões Metropolitanas do país com o maior número de infartos. Cada Unidade Coronariana contará com 10 leitos de UTI Coronariana, destinados aos pacientes de síndromes coronarianas (como pacientes com infarto ou com angina, por exemplo). Nessa ação específica, são previstos R$ 39 milhões para obras e equipamentos.

Regiões Metropolitanas - No evento, o ministro Padilha assinou portaria que instituiu a consulta pública. É prevista a implantação de mais 150 leitos de UTI Coronariana em outras 27 Regiões Metropolitanas, com um investimento de R$ 15 milhões em obras e equipamentos.

Neste caso, poderão ser criados novos leitos ou, então, transformados em leitos de UTI Coronariana uma parte dos leitos de UTI adulto já existentes em hospitais dessas regiões, conforme a demanda. O custeio desses 540 novos leitos de UTI Coronariana, sejam nas Unidades Coronarianas ou em outros hospitais, é estimado em 157,68 milhões por ano.

Outra novidade é a inclusão de dois medicamentos para o tratamento do infarto agudo do miocárdio no SUS, com distribuição gratuita para pacientes internados - o Clopidogrel, usado de 6 a 9 meses, em média, para tratamento pós-infarto; e trombolíticos, medicamentos usados para quebrar o trombo que está obstruindo a artéria coronariana, logo após o infarto. Essa inclusão custará R$ 134,4 milhões.

Também é previsto um aumento de 30% nos recursos para angioplastia primária, procedimento cirúrgico de desobstrução da artéria coronária. A ação equivale a mais R$ 46 milhões nos gastos que já havia no SUS para esse tipo de procedimento. Ou seja, até então, eram destinados à angioplastia primária R$ 153,3 milhões/ano. Com a nova medida, serão R$ 199,3 milhões/ano.

Haverá ainda a disponibilização de tele-eletrocardiograma nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os veículos passam a contar com o apoio de hospitais de referência para atendimento à distância no auxílio ao diagnóstico do infarto agudo do miocárdio. O custeio dos tele-eletrocardiogramas será de R$ 11,2 milhões anuais.

Infarto - As medidas fazem parte da estratégia de enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis, que causam 72% das mortes do país. Os últimos dados já finalizados, de 2009, demonstram que ocorreram 742.779 óbitos por doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, 76.359 deles por infarto - o equivalente a 10,28%.

"É um momento especialmente importante para intensificarmos as ações quanto às doenças crônicas não transmissíveis. Nesta semana, a Assembleia Geral da ONU está discutindo como enfrentá-las, entre chefes de Estado do mundo inteiro. É a terceira vez que um tema da Saúde entra na pauta da Assembleia. Nas outras duas vezes, foram a poliomielite e a aids, fato que transformou a abordagem mundial desses temas", acrescenta o ministro. As informações são do Ministério da Saúde.
AE

        COMENTARIO :
                           JA QUE ESTAS PESSOAS QUE TIVERAM INFARTO TERAM UMA MAIOR ASSISTENCI A PODERA ASSIM CUIDAR MAIS DO SEU ORGANISMO

LINK:  http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/09/19/vitimas-de-infarto-tem-maior-assistencia-no-sus.jhtm

DATA :

19/09/2011 - 16h23

São Paulo usa Twitter para programa de prevenção ao câncer

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lança nesta quarta-feira, 14 de setembro, um programa de prevenção ao câncer que terá como ferramenta o uso das mídias sociais.
Quinzenalmente, o Icesp, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, irá realizar “mini-conferências” entre profissionais da instituição e os internautas, com transmissão ao vivo pelo Twitter, via Twitcam. O objetivo é utilizar a mídia digital para disseminar temas relacionados aos principais tipos de câncer, diagnóstico precoce e qualidade de vida.
A primeira entrevista acontecerá com a coordenadora da Oncologia Clínica do Icesp, Maria Del Pilar Estevez Diz. A médica estará à disposição dos internautas para esclarecer dúvidas sobre a doença, novos tratamentos disponíveis e avanços da medicina no tratamento contra o câncer.
Para assistir, basta acompanhar o perfil do Instituto no Twitter @Icesp_ (http://twitter.com/Icesp_). A transmissão poderá ser vista através da hashtag #Icesp_previne.
O cronograma inicial das atividades também prevê a participação de especialistas para abordar aspectos dos principais tipos de câncer, como mama, próstata, pulmão, estômago, colo de útero e intestino, além da importância da prática de exercícios e da nutrição na prevenção e durante o tratamento oncológico.
“O objetivo da ação é disseminar a informação de maneira simples e oferecer um canal para que a população possa esclarecer suas dúvidas com relação aos temas abordados. E a informação é o primeiro passo para a manutenção da saúde”, afirma o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.
Twitcam sobre câncer e prevenção
Data: Quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Horário: 13h30
Convidada: Dra. Maria Del Pilar Estevez
Acesso: http://twitcam.livestream.com/6fg6h

  COMENTARIOS :
                    FINALMENTE  ESTAO USANDO A INTERNET PARA ALGUMA COISA  UTIL  POIS ASSIM ELES PODEM VER UM MODO DE PREVENCAO DO CANCER PELO VISTO DE PONTO BIOLOGICO E MUITO BOM POIS IRIA CONSEGUIR SE PREVINER MELHOR.

LINK:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/09/12/sao-paulo-usa-twitter-para-programa-de-prevencao-ao-cancer.jhtm

DATA :

12/09/2011 - 11h03

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Andar é algo tão natural que nem percebemos nossos passos. Contudo, a maneira como pisamos pode interferir diretamente em nossa saúde, levando a mudanças no equilíbrio e problemas no joelho, entre outros.

Armando Bega, coordenador do curso de Podologia da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, explica que cada pessoa tem um tipo de pisada, e que se estiver incorreta, por exemplo, forçando mais um lado do pé que o outro, isso pode provocar a lesões.

Segundo o especialista, um bom apontador sobre a pisada é a sola do sapato. “Se o desgaste acontecer na parte interna da sola, ele não é normal. O desgaste pode acontecer na lateral externa, e aí está ok. Se notar algum desgaste pontual, também significa que aquele ponto está sobrecarregado e podemos tentar consertá-lo por meio de órteses (palmilhas) específicas. A área do dedão também pode apresentar desgaste, mas não deve ser intenso", explica.

Em casos de dores, deve-se procurar um podólogo, profissional responsável pela saúde dos pés.

COMENTARIO  
                 PELO MENOS AGORA EU SEI QUE AO ANDAR EU PODE FAZER MEL PARA A MINHA SAUDE


DATA   30/08/2011
O mundo tem cerca de 8,7 milhões de espécies, segundo uma nova medição descrita por cientistas como a mais precisa já feita --ainda assim, a margem de erro é de um milhão para mais ou para menos.
O estudo, publicado na revista científica "PLoS Biology", observa que a grande maioria ainda não foi identificada --cerca de 1,2 milhão já foram formalmente descritas, em sua maioria criaturas terrestres -- e a catalogação de todas poderia levar mais de mil anos, apesar de novas técnicas como o sequenciamento do DNA possam acelerar esse processo.

Angelika Warmuth/AFP
Pesquisador pesa lêmure; taxonomia foi utilizada no cômputo do novo estudo para determinar número global de espécies
Pesquisador pesa lêmure; taxonomia foi utilizada no cômputo do novo estudo para determinar número global de espécies

Além disso, advertem os pesquisadores, muitas serão extintas antes mesmo de serem estudadas.
Segundo a estimativa, a maior parte das 8,7 milhões de espécies é composta por animais, com números progressivamente menores de fungos, plantas, protozoários (grupos de organismos unicelulares) e cromistas (grupo que inclui algas e outros micro-organismos).
Desse total, não foram contabilizadas as bactérias e outros tipos de micro-organismos.
O cálculo preciso do número total de espécies no planeta é um assunto complicado. "É uma indicação notável do narcisismo da humanidade que saibamos que o número de livros na Biblioteca do Congresso americano em 1º de fevereiro de 2011 era de 22.194.656, mas que não podemos dizer com quantas espécies de plantas e animais nós dividimos o mundo", comentou na "PLoS Biology" o ex-presidente da Sociedade Real britânica Robert May.
O novo estudo afirma, porém, que essa dúvida está respondida. "Estivemos pensando sobre isso durante anos, com vários métodos diferentes, mas não obtivemos nenhum sucesso. Essa era basicamente nossa última chance, e parece ter funcionado", disse o pesquisador Derek Tittensor à BBC.
Tittensor trabalha para a Unep-WCMC (Centro de Monitoramento e Preservação Mundial do Programa Ambiental da ONU) e para a Microsoft Research, em Cambridge (Reino Unido). Ele realizou a pesquisa em conjunto com colegas da Universidade Dalhousie, no Canadá, e da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos.

COMENTARIO
                       ENTRE TODAS ESTAS ESPECIES PODE SER QUE ALGUMAS DELAS TEM SEU ORGANISMO MAIS FORTE DO QUE OS OUTROS E PODENDO AJUDAR EM DIVERSAS PESQUISAS

LINK   http://www1.folha.uol.com.br/bbc/964454-ha-87-milhoes-de-especies-no-planeta-estima-novo-estudo.shtml

DATA   24/08/2011 - 11h20

Cientistas criam bactéria sintética contra infecção hospitalar

Biólogos de Cingapura projetaram uma bactéria sintética que detecta e destrói a Pseudomonas aeruginosa, uma das principais causadoras das infecções hospitalares.
Os cientistas, que publicaram seu trabalho nesta terça-feira em "Molecular Systems Biology", esperam que esta tecnologia sirva para desenvolver novos métodos para combater bactérias que são cada vez mais resistentes aos antibióticos.
Apesar de estudos anteriores, os cientistas demonstraram o potencial das bactérias criadas para tratar infecções, e esta é a primeira vez que uma destas bactérias sintéticas consegue detectar e eliminar um patogênico específico em um cultivo de laboratório, disse um dos autores, Matthew Wook Chang, da Universidade Tecnológica Nanyang de Cingapura.
Segundo Chang, o próximo passo será experimentar em animais, antes que se possam realizar testes clínicos com humanos. O tratamento poderia administrar-se em forma de pastilha ou de bebida probiótica.
A P. aeruginosa pode causar infecções respiratórias e gastrintestinais frequentemente letais em pacientes gravemente doentes e com o sistema imunológico fraco, sobretudo em hospitais. A bactéria é cada vez mais resistente aos antibióticos, o que torna mais urgente a necessidade de novos tratamentos, afirma o estudo.
Para combatê-la, os pesquisadores desenvolveram uma variante da Escherichia coli, uma bactéria presente no intestino dos humanos, que combinada com partes da própria P. aeruginosa pode detectá-la e destruí-la.
A vantagem deste sistema em relação aos antibióticos é que permite prevenir as infecções, assinalaram os autores. "Se nossas bactérias projetadas já estão presentes no intestino humano podem destruir os patógenos infecciosos enquanto penetram no intestino, inclusive antes que se produza uma infecção grave", explicaram.

COMENTARIO
             SE FORMOS IMAGINAR QUANTAS PESSOAS SERAO SALVAS JA SE DARA UM GRANDE NUMERO

LINK http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/960534-cientistas-criam-bacteria-sintetica-contra-infeccao-hospitalar.shtml

DATA  16/08/2011 - 16h28

Gata clonada vive em casa com filhotes e namorado

CC, a primeira gata clonada, vive uma boa vida com seus donos, Duane Kraemer e a esposa Shirley.
Kraemer construiu para o felino uma casinha para gatos de dois andares, com ar condicionado e um alpendre fechado.
Primeiro gato clonado completa dez anos
Clonagem de gado é mais rentável que de pets
Além disso, adaptou vários locais confortáveis nos fundos de sua casa, em College Station.
CC mora ali com seu namorado, Smokey, e suas três crias. Embora a gata não tenha tido mãe biológica, ela se saiu uma boa mãe, sempre vigiando de perto seus filhotes.
"Eles miavam e ela já estava ali", conta Shirley.

comentario
              ISTO SE TORNA UM GRANDE AVANCO PARA A CIENCIA MODERNA POIS A CLONAGEM E UM FEITO NOVO E O QUE MAIS PODERA SE TIRAR A PARTIR DISTO.

DATA 08/08/2011 - 16h15

LINK  http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/956290-gata-clonada-vive-em-casa-com-filhotes-e-namorado.shtml

domingo, 31 de julho de 2011

Consumo de leite e derivados - qual é a quantidade recomendada?

Devemos ingerir diariamente 3 porções de leite ou derivados, os quais são excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais.Neste último grupo destaca-se o cálcio, micronutriente fundamental para a saúde dos dentes e ossos.As opções desnatadas ou "light" (25% ou menos de calorias) são preferíveis às integrais, pois apresentam menor teor de gordura, colesterol e calorias.
Exemplos de porções de leite e derivados
-200 ml de leite integral (3,9% de gordura), semidesnatado (1,6% de gordura) ou desnatado (0,1% de gordura).
-Vitamina de frutas feita com 200 ml de leite desnatado.
-125 gramas de requeijão light, cottage ou ricota.
-40 gramas de queijo prato, queijo de Minas, cheddar, mussarela, gorgonzola ou qualquer outro tipo.Em relação aos queijos, teoricamente, quanto mais duro e amarelo for o queijo, maior será o seu percentual de gordura.
-150 gramas (pote pequeno) de iogurte natural ou com frutas.

  COMENTARIO
                           EU NAO SEI EXATAMENTE O QUE COMENTAR ENTAO EU ACHO QUE E IMPORTANTE  POIS PODEMOS SABER A QUNTIDADE EXATA.

LINK

DATA    Matéria modificada em Dom, 31 de Julho de 2011 12:31

Adolescentes consomem cerca de 2.300 calorias por dia, segundo IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (28) uma pesquisa que mostra que os adolescentes brasileiros (14 a 18 anos) do sexo masculino consomem uma média diária de 2.289 calorias.
Entre as mulheres, o mesmo grupo etário também é o que mais ingere calorias por dia: média de 1.930. Os dados fazem parte da Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, que integra a Pesquisa de Orçamentos Familiares do biênio 2008-2009.
Na divisão territorial, os jovens de 14 a 18 anos da região Norte são os que têm maior ingestão calórica (quase 2.500 kcal/dia), seguidos pelos da região Sudeste (2.421 kcal/dia). Já considerando apenas o sexo feminino, as adolescentes do norte do país também lideram o ranking, com consumo médio de aproximadamente 2.100 calorias por dia.
De acordo com a pesquisa do IBGE, os homens brasileiros - considerando todas as idades - ingerem pouco mais de 2.050 calorias por dia. Já entre as mulheres, o índice é menor: aproximadamente 1800 kcal/dia.
O cálculo da taxa recomendável de ingestão de calorias depende de uma série de variações (problemas de saúde, idade, entre outros), mas os especialistas em geral estipulam uma faixa ideal de 2.000 calorias para pessoas saudáveis, segundo o IBGE. O consumo energético médio da população brasileira em geral variou de 1.490 kcal a 2.289 kcal.
O estudo mostra resultados relativamente positivos em relação ao colesterol. Da participação calórica total, o índice médio de consumo de colesterol não passa de 259 mg/dia entre a população masculina, e 216 mg/dia quanto à feminina.
De acordo com os médicos, quem não tem histórico familiar da doença pode consumir até 300 mg por dia. Já as pessoas que necessitam de controle em relação ao colesterol devem se limitar a 200 mg/dia.
O único grupo etário que conseguiu ficar abaixo da ingestão diária de 200 mg de colesterol foi o das mulheres de 60 anos ou mais (186 mg/dia). Mais uma vez, os adolescentes do sexo masculino estão no topo da lista.
Nutrientes
Entre os jovens de 14 a 18 anos, 28% da energia da dieta consiste no consumo de lipídios. Já para adultos e idosos, esse índice fica em 27%. No que diz respeito à contribuição percentual das proteínas, há uma variação de 15% a 16% entre os adolescentes, e de 16% a 17% para os adultos e idosos.
Já a contribuição calórica dos carboidratos variou entre 54,8% e 57% no grupo dos homens, e entre 56,2% a 57,6% entre as mulheres pesquisadas.
Os valores obtidos para a presença de carboidratos e lipídios no valor energético total atendem às recomendações contidas no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, que estabelece uma participação de 55% a 75% para carboidratos, e de 15% a 30% para lipídios.

COMENTARIO
          CONCLUSAO EM POUCO TEMPO TODO O MUNDO VAI ESTAR GORDO .

LINK
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/07/28/adolescentes-consomem-cerca-de-2300-calorias-por-dia-segundo-ibge.jhtm

DATA  28/07/2011 - 10h00

Saúde ginecológica deve começar cedo

A chegada da adolescência vem acompanhada por medos e dúvidas, e um dos momentos mais temidos, tantos pelas jovens quanto pelos pais, é a primeira visita ao ginecologista. Não existe uma idade exata para primeira consulta, mas quanto mais cedo ela acontecer, menores são as chances de surgirem complicações no futuro, como ovários policísticos, traumatismos, distúrbios menstruais, cólicas intensas e, até mesmo, problemas relacionados à saúde sexual.

Segundo a ginecologista Verônica Monteiro, uma boa relação entre o ginecologista e a paciente, especialmente na fase da pré-adolescência, faz com que a jovem tenha mais consciência e responsabilidade sobre sua própria saúde e se dedique a atitudes de prevenção.

De acordo com a Dra. Viviane, entre os principais motivos que levam as garotas a uma primeira visita ao ginecologista estão os corrimentos e orientações para iniciar a vida sexual. Os pais costumam evitar essas consultas por medo de que a filha inicie sua vida sexual muito cedo, mas a médica explica que eles devem deixar a garota o mais confortável possível, já que muitas vezes essa primeira consulta costuma deixá-las nervosas e assustadas.

Dr. Viviane conta que a primeira consulta geralmente é para que médico e paciente se conheçam e dúvidas sejam esclarecidas, e se envolver o exame físico, incluindo o preventivo, é usado um aparelho especial para meninas virgens, preservando a integridade do hímen.
A presença as mãe não é obrigatória, mas é bem vinda, já que ela, geralmente, conhece melhor os antecedentes de doenças da família e pode transmitir mais segurança à garota. Contudo, a presença da mãe pode ser desconfortável para algumas meninas, e assim elas preferem ir sozinhas ou acompanhadas por amigas. Se o profissional perceber que a presença do responsável está incomodando a paciente, ele tem autonomia para pedir que esse se retire.

“Acho importante deixar claro para a paciente que o trabalho do ginecologista não é ser um representante dos seus pais, mas um médico particular dela, bem como reforçar que nada que for dito para o profissional será comentado com ninguém sem o consentimento dela”, analisa Dra. Viviane

COMENTARIO
               E CLARO QUE E IMPORTANTE COMESAR UMA BOA IDA AO GINECOLOGISTA CEDO NAO SO PARA PROTECAO DE CERTA FORMA MAS TAMBEM PARA CONHECER MAIS UM POUCO DO SEU PROPRIO CORPO.

LINLK
 http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=9302&mode=browse

DATA  20 de julho de 2011

Fibras solúveis ajudam a eliminar gordura da região do abdome

A gordura localizada não é agradável e também não é igual. A gordura subcutânea, como o nome diz, se acumula sob a pele e é responsável principalmente pela celulite. Apesar de temida principalmente entre as mulheres, não é tão perigosa quanto à gordura visceral, que se acumula nas camadas profundas do abdome, em volta dos órgãos. Ela é a responsável pela famosa “barriga de cerveja”. E, apesar de estar associada a um maior risco de saúde, é também mais fácil de ser eliminada.
1261555 66311063 300x199 Fibras solúveis ajudam a eliminar gordura da região do abdome  De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Wake Forest, nos EUA, consumir mais fibra solúvel – encontrada em legumes, frutas e feijão – e realizar atividades físicas moderadas é o suficiente para eliminar ou reduzir a gordura visceral.
“Sabemos que uma taxa mais elevada de gordura visceral é associada com pressão arterial elevada, diabetes e esteatose hepática”, diz Kristen Hairston, autor do estudo. “Descobrimos que algumas mudanças simples podem ter um impacto grande da saúde”.
O estudo envolveu cerca de 1.100 pessoas, que realizaram exames físicos, entre eles uma tomografia computadorizada – exame capaz de medir de maneira precisa a quantidade de gordura subcutânea e visceral – e responderam a questionários sobre estilo de vida. Cinco anos depois, eles realizaram novamente o mesmo processo.
O resultado aponta que o consumo de 10 gramas de fibra solúvel por dia durante o período de cinco anos reduziu a gordura visceral em 3,7%. Aqueles que foram submetidos à atividade física moderada tiveram uma diminuição de 7,4% durante o mesmo período.
Segundo Hairston, podemos encontrar 10 gramas de fibras solúveis consumindo duas maçãs pequenas, uma xícara de ervilhas verdes e meia xícara de feijão. “A atividade física moderada significa se exercitar vigorosamente durante 30 minutos, de duas a quatro vezes por semana”.
Para o autor, o estudo é relevante, uma vez que fornece informações específicas sobre como a fibra solúvel pode afetar o acúmulo de peso através de depósitos de gordura abdominal. “Em nosso próximo estudo esperamos investigar se o aumento do consumo de fibra solúvel com um suplemento de fibra produzirá resultados semelhantes aos obtidos neste estudo”, finaliza.

COMENTARIO
  isto e uma boa notivia para quem deseja imagrecer e ficar com o abdome bem sarado ,barriga de tanquinho.

LINK
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2011/07/13/fibras-soluveis-ajudam-a-eliminar-gordura-da-regiao-do-abdome/

DATA 13/07/2011

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Especialistas explicam como é feita a lipoaspiração para gordura localizada

É difícil encontrar alguém que esteja 100% satisfeito com o próprio corpo. A maioria das pessoas sempre tem alguns quilinhos que quer perder. E a parte mais complicada de ir embora é a gordura localizada, principalmente no abdômen, que resiste a dieta e malhação.
E não são apenas os pneuzinhos que incomodam: após um grande emagrecimento ou gravidez, a flacidez da pele também. A mulher sofre mais com essa gordura superficial, subcutânea, que é uma reserva natural para que ela consiga gerar filhos e amamentar mesmo em situações extremas.
Atualmente, a lipoaspiração não é mais a última saída, mas é importante conhecer os riscos e as vantagens desse procedimento. Para falar sobre o tema, o Bem Estar desta quarta-feira (6) contou com a presença do cirurgião plástico Francesco Mazzarone, presidente do Instituto Ivo Pitanguy, e do endocrinologista Alfredo Halpern.
Lipoaspiração (Foto: Arte/G1)
É importante prestar atenção na hora de escolher um cirurgião plástico e um anestesista. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 97% das complicações ocorrem por procedimentos feitos por não especialistas. Também já foram registradas mortes durante ou após intervenções em consultórios, sem o suporte de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Hidrolipo, minilipo, lipolaser e lipo light são vendidas como alternativas à lipoaspiração, mas têm as mesmas indicações e os mesmos riscos. Para o Conselho Federal de Medicina, não existem esses outros termos, e não há uma normatização para cada método.
Muitas vezes, diferentes nomenclaturas são usadas para burlar as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para realizar uma cirurgia, o local deve ter centro cirúrgico, gerador de energia, carrinho de emergência com desfibrilador para casos de parada cardiorrespiratória, ar-condicionado com filtragem para evitar contaminações e uma sala de recuperação após a anestesia.
A operação costuma ser uma solução rápida e temporária, que deve ser acompanhada de reeducação alimentar e exercício físico. Outra questão importante é se, depois disso, a pele ficará uniforme ou com contornos irregulares.
Para fazer a lipoaspiração, o indivíduo precisa ter uma boa elasticidade da pele e não pode estar muito acima do peso: o índice de massa corporal (IMC) deve estar em média entre 25 e 28. A plástica, se for necessária, retira o excesso de pele deixado pela lipo.
A lipoescultura envolve mais detalhes, modelagens e cânulas mais finas. Depois do procedimento, o paciente deve usar cintas ou macaquinhos, fazer drenagem linfática e exercícios. É recomendado, ainda, que as mulheres não usem calças muito baixas e apertadas, para não evidenciar ainda mais os pneuzinhos.



COMENTARIO:
         COM AS PESSOAS PODENDO SABER MELHOR QUAIS SÃO OS RISCOS PODEM TOMAR UMA DECISÃO DE FORMA MAIS PREMIDITADA.

DATA:
06/07/2011 10h35 - Atualizado em 06/07/2011 14h40

LINK:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/07/especialistas-explicam-como-e-feita-lipoaspiracao-para-gordura-localizada.html

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Energia de luz focalizada destrói tumores

A ablação a laser está trazendo esperança a pacientes que antes tinham poucas opções. Usado na Clínica Mayo, nos Estados Unidos, o tratamento destrói células cancerosas através do calor. A técnica, guiada por imagens de ressonância magnética (IRM), foi usada para aquecer e destruir tumores no fígado, rim e próstata.
Eric Walser, radiologista intervencionista da Clínica Mayo, explica que com a ablação a laser é possível alvejar com precisão os tumores e matá-los, sem danificar o resto de um órgão. "Acreditamos que existem vários usos potenciais para essa técnica, o que é muito estimulante", afirma.
A técnica de ablação a laser consiste na introdução de uma agulha no tumor, pela qual a energia da luz é transmitida até destruí-lo. O procedimento é realizado com a orientação do IRM, que é capaz de monitorar com precisão a temperatura dentro e em volta do tumor. Segundo Walser, é a combinação do laser com o IRM que garante o sucesso do tratamento.
Cerca de 15 pacientes já foram submetidos à ablação a laser. Os cientistas trabalham agora na aprimoração da técnica a fim de utilizá-la no tratamento de outros tumores, como os de pulmão, tireóide e ossos. “Os candidatos mais indicados para esse procedimento são os pacientes com um tumor solitário ou com um câncer metastático que ainda está confinado a um órgão", Walser explica.
Tumores com 5 centímetros de diâmetro ou menores são mais receptivos a esse tipo de tratamento. Já os maiores são tratados com radio e quimioterapia. Contudo, a ablação a laser não pode ser aplicada em qualquer paciente. Como o procedimento é realizado dentro do aparelho de IRM, pessoas com marcapassos ou outros implantes metálico não podem fazê-lo.
Apesar de o procedimento ser rápido, com duração aproximada de 2,5 minutos no caso de tumores no fígado e no rim, o paciente é submetido à anestesia geral para impedir que ele se movimente durante a realização do mesmo. Geralmente, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia, e os efeitos colaterais, como dores, desaparecem em uma semana.

    LINK:
     A IMPORTANCIA DESTE AVANÇO É QUE ASSIM PODEMOS ACHAR OS TUMORES MUITO MAIS RAPIDAMENTE DO UQ EO DO TEMPO QUE LEVARIA NORMALMENTE  PARA O DIAGNOSTICO FICAR PRONTO

DATA:
Diário da Saúde, 22 de junho de 2011

 LINK:http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=9236&mode=browse
  

A ansiedade é contagiosa

O que para uns é motivo de desespero pode nem perturbar outros. Porém, alguns estudos mostram que, em situações de crise, a ansiedade parece ser “contagiosa”. O zoólogo David Eilam, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, mediu como grupos de ratos silvestres respondiam a ameaças produzidas por corujas-de-igreja, seu principal predador. Esses roedores foram escolhidos porque, assim como os humanos, costumam demonstrar comportamentos ansiosos em variados níveis: uma minoria o demonstra em excesso, e outros quase não o expressam.


O experimento foi dividido em duas etapas: primeiro as aves voaram sobre gaiolas ocupadas por apenas um roedor, enquanto os pesquisadores registravam o nível de ansiedade de cada um deles. Em seguida, os ratos que tiveram diferentes resultados na medição foram colocados na mesma gaiola e expostos às corujas. Observou-se que, quando estavam sozinhos, o nervosismo aumentava em níveis dentro do esperado para o padrão predeterminado de comportamento. Porém, quando estavam em grupo, todos os animais ficaram igualmente ansiosos e estressados. “A variabilidade que havia no início diminuiu, e todo o grupo se comportou praticamente da mesma forma”, relatou Eilam. O pesquisador acredita que, durante uma situação crítica, o estado emocional de cada indivíduo pode influir no dos demais – um comportamento semelhante ao apresentado por humanos.

 COMENTARIO:
  Claro que a ansiedade é contagiosa pois ao você ver aquela pessoa em uma  um problema que  ela sozinha não conseguira solucionar você fica nervozo pela pessoa ao seu lado.

   LINK:http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/a_ansiedade_e_contagiosa.html

   DATA:27 de junho de 2011

sábado, 18 de junho de 2011

Londres - Sete pessoas no Reino Unido foram infectadas pela Escherichia coli (E.coli) e todos os casos estão relacionados à Alemanha, informaram hoje autoridades sanitárias. Três dos infectados são britânicos que recentemente viajaram para a Alemanha; os outros quatro são cidadãos alemães, declarou a Agência de Proteção Sanitária em um comunicado.

Dos sete casos relatados, três tiveram a síndrome hemolítico-urêmica (SHU) - uma doença que pode causar sérios danos ao fígado - e outros quatro sofreram diarreia sanguinolenta, de acordo com o órgão. "Todos (os casos) são suspeitos de estarem relacionados a este surto" de E.coli na Alemanha, segundo o comunicado. "Não há relatos de quaisquer infecções secundárias na Inglaterra." A bactéria que já matou 17 pessoas na Europa.

A maior parte das mortes provocadas pela bactéria aconteceu na Alemanha, onde autoridades sanitárias buscam desesperadamente a causa da doença, depois de culpar injustamente os pepinos espanhóis pelo surto. Dilys Morgan, especialista em doenças da Agência de Proteção Sanitária, informou que monitora a situação "muito cuidadosamente."

"Estamos trabalhando com autoridades na Alemanha e com colegas em toda a Europa para descobrir a causa do surto", afirmou Morgan. "Nós alertamos profissionais de saúde da situação e os aconselhamos a investigar urgentemente e relatar casos suspeitos com histórico de viagem para Alemanha."

A agência britânica pediu às pessoas em viagem pela Alemanha que evitem consumir tomates cru, pepinos e saladas de folhas, incluindo alface. Qualquer um que esteja retornando do país doente deve buscar cuidados médicos com urgência e mencionar o recente histórico da viagem, acrescentou o órgão.

Rússia

A Rússia proibiu hoje a importação de vegetais europeus, em resposta à crise, que já deixou centenas de pessoas doentes. A Espanha informou que exigirá indenização por ter sido injustamente culpada pelo surto de E.coli. Na semana passada, autoridades alemãs de Hamburgo, epicentro da doença, citaram os pepinos espanhóis como a origem da contaminação.

A Comissão Europeia informou hoje que exigirá que a Rússia explique sua decisão "desproporcional" de proibir a importação de verduras frescas de todos os países do bloco europeu, em virtude do escândalo da bactéria E.coli. "É desproporcional", afirmou Frederic Vincent, porta-voz de saúde para o braço executivo da União Europeia (UE), à agência France Press. "A comissão escreverá para autoridades russas para exigir uma explicação. Isso representa entre 3 e 4 bilhões de euros em produtos europeus exportados a cada ano", acrescentou. As informações são da Dow Jones.
AE
  COMENTARIO:  ESTA TAL DE E. COLI PEDE CHEGAR AO BRASIL ASSIM COMO CHEGOU A GRIPE A PODENDO CAUSAR MAIS MORTES

LINK:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/06/02/reino-unido-relata-sete-casos-de-infeccao-por-ecoli.jhtm

DATA:

02/06/2011 - 11h13

Cientistas identificam mecanismo que faz engordar quem para de fumar

São Paulo - Cientistas identificaram o mecanismo biológico responsável pelo aumento de peso quando alguém abandona o cigarro. A descoberta vai ajudar a criar medicamentos que combatem o vício do tabagismo sem engordar. Além disso, poderá inspirar novas terapias contra obesidade.

Yann Mineur, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, testava um novo remédio para depressão em camundongos quando percebeu que os animais perdiam apetite e peso ao receber a droga. Quis descobrir a causa neurológica do emagrecimento.

Usou engenharia genética para desligar seletivamente receptores neuronais no cérebro dos camundongos. Por eliminação, chegou ao receptor de nicotina alfa3beta4, presente em neurônios do hipotálamo que controlam o apetite. Quando a nicotina liga-se ao receptor, os neurônios enviam uma mensagem para o organismo: hora de parar de comer. Também estimulam o consumo da energia armazenada no corpo. A descoberta mereceu publicação na revista Science.

Outro receptor, chamado alfa4beta2, está relacionado à sensação de bem-estar que o cigarro causa e, portanto, ao seu potencial de provocar dependência. A pesquisa aponta para um remédio capaz de imitar o efeito da nicotina sobre o apetite - atuando sobre o alfa3beta4 -, mas sem estimular o vício - ou seja, sem se ligar ao alfa4beta2. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

COMENTARIO:  POR VARIAS VEZES POED SER POR CAUSA DA ANCIENDADE QUE CAUSA PARAR DE FUMAR.

LINK:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/06/10/cientistas-identificam-mecanismo-que-faz-engordar-quem-para-de-fumar.jhtm

DATA:

10/06/2011 - 10h14

Especialistas dão dicas para espantar a preguiça e ter mais disposição

No frio, após as refeições e à noite são ocasiões em que a preguiça atinge o nível máximo. No inverno, as pessoas ficam mais quietas e recolhidas, em uma tentativa do organismo de não perder tanto calor e conseguir manter a temperatura. Por conta disso, academias, parques e outros locais ficam mais vazios. Mas é justamente nesta época que se perde menos água e se queima mais gordura. Ou seja, é o momento ideal para se mexer.
A meia hora de recomendação diária de exercícios pode ser intercalada: 15 minutos pela manhã e mais 15 à noite. E quem faz atividade regular acostuma o corpo e sente cada vez mais vontade. Para destacar a importância dos movimentos e dar dicas de como espantar a preguiça, o Bem Estar desta sexta-feira (16) convidou o fisiologista Antonio Carlos da Silva e o preparador físico José Rubens D'Elia.
Preguiça (Foto: Arte/G1)
Com a atividade física, a disposição, o tônus muscular e a energia melhoram, motivados pela ação da endorfina, um neurotransmissor associado à sensação de prazer e bem-estar. Além disso, uma dieta balanceada, com pratos coloridos e alimentos ricos em potássio, confere todos os nutrientes necessários para os exercícios e ainda evita cãibras.
Os exercícios estimulam a capacidade do corpo de se adaptar frente a uma exigência: ele se esforça e sofre alterações até encontrar um novo equilíbrio. E o grande objetivo da orientação física é fazer com que as pessoas não ultrapassem seus limites. Depois de um certo tempo, o indivíduo sente uma sobrecarga, mas que não atrapalha na hora de dormir, não tira o apetite, não dá ansiedade nem prejudica o rendimento físico e mental. Isso é normal: é o organismo se adaptando.
Um certo grau de desconforto após um exercício intenso é comum. Mas uma dor que dura mais de 24 horas pode ser sinal de que aquele esforço foi exagerado. Trabalhar sob orientação profissional até que se conheça bem os limites do organismo é fundamental.
Antes de levantar pela manhã, os especialistas recomendaram respirar profundamente, espreguiçar-se e bocejar. Durante a tarde, a siesta pós-almoço pode ajudar a despertar mais. Já na hora de dormir, é indicado ficar em um ambiente silencioso e escuro, para ativar a melatonina.
Dicas do D’Elia:
Exercite-se – O corpo humano é uma máquina que precisa ser aquecida para ter energia. O exercício funciona, inicialmente, para acordá-lo e tirá-lo do estado de "preguiça". Como outras máquinas (carro, computador, etc), é necessário aquecimento para começar a funcionar.
Determine um prazo rápido para agir – De 5 a 15 minutos é um tempo adequado, que evita o adiamento constante.
Visualize os benefícios da ação – Quando temos claro o que vamos ganhar, obtemos força para mandar a preguiça embora.
Divida a tarefa em partes – Muitas vezes, a preguiça toma conta das pessoas quando a tarefa é grande e difícil. Dividi-la em etapas, com prazos possíveis para cada fase, facilita a execução. Além disso, cada etapa concluída atua como reforço à motivação de seguir em frente.
Parabenize-se e dê prêmios a você – Estabeleça alguns bônus para si mesmo a cada etapa cumprida no prazo. Essa atitude aumenta a autoestima e mantém o foco na continuidade.


COMENTARIO:  A MAIOR IMPORTANCIA É QUE CONSEGUIRA FAZER SUAS ATIVIDADES MAIS RAPIDAMENTE.

LINK:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/especialistas-dao-dicas-para-espantar-preguica-e-ter-mais-disposicao.html

DATA:
17/06/2011 10h37 - Atualizado em 17/06/2011 11h51

terça-feira, 31 de maio de 2011

Ronco e paradas respiratórias àpneia

Para aprofundar as causas e consequências desse transtorno, que muitas vezes também desencadeia alterações cardiovasculares, o Bem Estar desta terça-feira (31) convidou o cardiologista Roberto Kalil e a neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono  e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Apneia do sono (Foto: Arte/G1)
A apneia também leva a microdespertares, uma forma de o cérebro forçar o indivíduo a respirar. Alguns têm flacidez nos músculos da faringe e, quando deitam, o palato mole (“campainha”) vai para trás e obstrui ainda mais a passagem do ar.
Beber demais e estar cansado pode piorar o ronco, pois há um maior relaxamento dos músculos da garganta. Um exame chamado polissonografia, que grava e monitora o sono, é o mais indicado para diagnosticar apneia. Ele é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas as filas costumam ser grandes.
Dormir com um oxímetro (aparelho que mede a oxigenação) já ajuda o médico a verificar se o paciente tem falta de oxigenação durante a noite. Casos graves podem ser resolvidos com o uso de um aparelho que fornece oxigênio por meio de uma máscara. Mas esse equipamento é de difícil acesso pelo SUS e até pelos planos de saúde. As cirurgias de garganta, por sua vez, são eficientes apenas em casos bem específicos e com a técnica adequada.
Deitar de lado em geral ajuda a melhorar a apneia. Já a posição de barriga para cima favorece a obstrução do ar. Uma dica é usar um travesseiro comprido (aquele de abraçar com braços e pernas) e prender uma bolinha de tênis nas costas do pijama, para que a pessoa se sinta desconfortável e durma sempre de lado.
O programa desta terça também mostrou a história do motoboy Sandro Serrano, que parava de respirar 582 vezes por noite, o equivalente a 77 vezes por hora e mais de uma vez por minuto. A mulher dele se assustava com a cena repetida, que sempre era seguida por um ronco alto.

COMENTARIO:  Bem o unico motivo para que a pessoa possa se previnir ao assunto ronco ,que até enrão não tinha mau nenhum, é a apneia.

LINK:  http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/ronco-e-paradas-respiratorias-noite-podem-indicar-apneia-do-sono.html

DATA:
31/05/2011 10h33 - Atualizado em 31/05/2011 11h39

Mulheres são mais sensíveis ao álcool do que homens, explica médico

O médico convidado para falar do tema foi o psicanalista Sérgio Dualibi. O programa teve também o infectologista Caio Rosenthal, que falou dos cuidados que é preciso ter para fazer tatuagens.
Cada bebida alcoólica tem um teor alcoólico diferente. Vinho e cerveja são fermentados e, por isso, têm bem menos álcool que cachaça, uísque e vodca, que são destilados. No quadro abaixo, consta a quantidade de álcool de cada bebida e os limites que determinam quem é um bebedor leve, moderado ou pesado.
arte bebidas alcoólicas (Foto: arte / G1)
A diferença entre os números para homens e mulheres tem vários fatores, entre eles está a concentração de água que cada um tem no organismo. Entre 55% e 65% do corpo masculino é água, enquanto esse número varia entre 45% e 55% nas mulheres. A maior quantidade de água faz com que o álcool se dilua mais facilmente nos homens. Por isso, mesmo se os dois tiverem o mesmo peso, o homem é mais resistente.
A bebida em excesso sobrecarrega o fígado, porque uma de suas funções é desintoxicar o corpo. Além disso, ele regula a quantidade de água no corpo, trabalha na coagulação do sangue, armazena glicose.
O corpo demora aproximadamente uma hora para se livrar de cada unidade de álcool e não há nada que se possa fazer para adiantar o processo. Beber café ou tomar banho frio pode deixar a pessoa mais acordada, mas não diminui a quantidade de álcool no sangue.
O melhor alimento para se consumir junto com o álcool é o carboidrato que, no sangue, vira glicose. Frituras e condimentos irritam o estômago e, como o álcool também irrita, esses alimentos podem dar gastrite. É bom tomar água junto com a bebida, de preferência na mesma quantidade. Bebidas gaseificadas não são o ideal, pois potencializam a absorção do álcool.
Piercings e tatuagensNós fomos a um estúdio mostrar todos os cuidados de higiene que uma tatuagem exige. O tatuador usa agulhas descartáveis e luvas para evitar a transmissão de doenças entre clientes por meio do sangue. Todos os equipamentos e produtos, da agulha à tinta, precisam ter certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nosso consultor Caio Rosenthal também respondeu a perguntas sobre tatuagens. Ele recomenda atenção ao risco de alergias. A tinta possui metais como cobalto, cromo ou titânio, por exemplo. Se a pessoa tiver reações a algum elemento, deve avisar ao tatuador antes, para que ele não use uma tinta sem a substância.
Quando a tatuagem é recém-feita, Caio recomenda deixá-la descoberta e lavar com água e sabão. Tomar sol é proibido por uns dias, já que a radiação solar pode causar queimadura de primeiro grau – quando a pele fica vermelha – e modificar o desenho na pele.
No fim do programa ele ainda deu dicas de como usar o piercing sem ter inflamações. Metais nobres, como o ouro, são preferíveis, pois bijuterias podem causar irritação na pele.
Dentre as partes do corpo mais populares para colocar os piercings, o infectologista recomenda a sobrancelha, pois a região só tem pele. No nariz, a mucosa é mais sensível, na boca há mais bactérias e na orelha não há circulação de sangue – em caso de infecção, os remédios não chegam até a região.

COMENTARIO:  A importancia de saber a quantidade maxima de cerveja que se pode tomar é que no dia seguinte podera se sentir mau e indisposto

LINK:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/mulheres-sao-mais-sensiveis-ao-alcool-do-que-homens-explica-medico.html

DATA:
27/05/2011 10h35 - Atualizado em 27/05/2011 12h18

domingo, 22 de maio de 2011

Um em cada sete adultos no Brasil sofre de asma, explicam médicos

Um em cada sete adultos no Brasil, ou 12% da população acima dos 18 anos, sofre de asma. Entre as crianças, esse número sobe para uma em cada seis.
A falta de ar desesperadora e o chiado no peito provocados pela asma e também pela bronquite, uma inflamação temporária das vias aéreas, foram tema do Bem Estar desta quinta-feira (19), do qual participaram o pneumologista Rafael Stelmach, do Instituto do Coração (Incor), e a pediatra Ana Escobar, que também é consultora do programa.
Diferente da bronquite, a asma é uma doença crônica, ou seja, para a vida toda. Mas tem tratamento e pode ser controlada, com cuidados simples de higiene e limpeza. Evitar pó, produtos químicos, bichos de pelúcia, animais e outros agentes é fundamental para prevenir as crises. Com o frio e o tempo seco, o problema também costuma aumentar. E todo o aparelho respiratório sofre: desde o nariz, até a garganta e os pulmões.Asma e bronquite (Foto: Arte/G1)
Segundo Stelmach, a asma mata 3 mil brasileiros por ano. E a doença nasce com as pessoas, ou seja, tem uma carga genética envolvida. Já a inflamação da bronquite é aguda e dura de dois a três dias - depois desaparece e pode voltar em outra ocasião.
Além do cigarro, a bronquite pode ser motivada pela infecção de um vírus. Esses micro-organismos são inalados pelo nariz e chegam à traqueia e aos brônquios, provocando uma inflamação da camada interna dessa região, que se torna mais estreita. É por essa razão que o ar passa com mais dificuldade.
Há, ainda, um processo de contração muscular nos brônquios que diminui a área de circulação do ar. Isso pode ser desencadeado por alergia a poeira, frio ou outros fatores.

O médico observou também que o nervosismo não é causa direta de asma, mas o fator emocional e a ansiedade devem ser levados em conta e controlados.
Natação, ciclismo, corrida e remo são os esportes mais indicados para os asmáticos, e devem ser praticados regularmente, por 30 a 40 minutos.
Em São Paulo, o repórter Renato Biazzi foi até a casa da promotora de eventos Luana Urzua, que tem asma, para ver como a família passou a viver melhor depois de tomar algumas medidas básicas.

comentario
O bom de saber a diferanca entre asma e bronquite e que saberemos com mais velocidade qual e , e como usar os medicamentos

link
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/um-em-cada-sete-adultos-no-brasil-sofre-de-asma-explicam-medicos.html

data 19/05/2011 10h36 - Atualizado em 19/05/2011 17h42