domingo, 31 de julho de 2011

Consumo de leite e derivados - qual é a quantidade recomendada?

Devemos ingerir diariamente 3 porções de leite ou derivados, os quais são excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais.Neste último grupo destaca-se o cálcio, micronutriente fundamental para a saúde dos dentes e ossos.As opções desnatadas ou "light" (25% ou menos de calorias) são preferíveis às integrais, pois apresentam menor teor de gordura, colesterol e calorias.
Exemplos de porções de leite e derivados
-200 ml de leite integral (3,9% de gordura), semidesnatado (1,6% de gordura) ou desnatado (0,1% de gordura).
-Vitamina de frutas feita com 200 ml de leite desnatado.
-125 gramas de requeijão light, cottage ou ricota.
-40 gramas de queijo prato, queijo de Minas, cheddar, mussarela, gorgonzola ou qualquer outro tipo.Em relação aos queijos, teoricamente, quanto mais duro e amarelo for o queijo, maior será o seu percentual de gordura.
-150 gramas (pote pequeno) de iogurte natural ou com frutas.

  COMENTARIO
                           EU NAO SEI EXATAMENTE O QUE COMENTAR ENTAO EU ACHO QUE E IMPORTANTE  POIS PODEMOS SABER A QUNTIDADE EXATA.

LINK

DATA    Matéria modificada em Dom, 31 de Julho de 2011 12:31

Adolescentes consomem cerca de 2.300 calorias por dia, segundo IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (28) uma pesquisa que mostra que os adolescentes brasileiros (14 a 18 anos) do sexo masculino consomem uma média diária de 2.289 calorias.
Entre as mulheres, o mesmo grupo etário também é o que mais ingere calorias por dia: média de 1.930. Os dados fazem parte da Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, que integra a Pesquisa de Orçamentos Familiares do biênio 2008-2009.
Na divisão territorial, os jovens de 14 a 18 anos da região Norte são os que têm maior ingestão calórica (quase 2.500 kcal/dia), seguidos pelos da região Sudeste (2.421 kcal/dia). Já considerando apenas o sexo feminino, as adolescentes do norte do país também lideram o ranking, com consumo médio de aproximadamente 2.100 calorias por dia.
De acordo com a pesquisa do IBGE, os homens brasileiros - considerando todas as idades - ingerem pouco mais de 2.050 calorias por dia. Já entre as mulheres, o índice é menor: aproximadamente 1800 kcal/dia.
O cálculo da taxa recomendável de ingestão de calorias depende de uma série de variações (problemas de saúde, idade, entre outros), mas os especialistas em geral estipulam uma faixa ideal de 2.000 calorias para pessoas saudáveis, segundo o IBGE. O consumo energético médio da população brasileira em geral variou de 1.490 kcal a 2.289 kcal.
O estudo mostra resultados relativamente positivos em relação ao colesterol. Da participação calórica total, o índice médio de consumo de colesterol não passa de 259 mg/dia entre a população masculina, e 216 mg/dia quanto à feminina.
De acordo com os médicos, quem não tem histórico familiar da doença pode consumir até 300 mg por dia. Já as pessoas que necessitam de controle em relação ao colesterol devem se limitar a 200 mg/dia.
O único grupo etário que conseguiu ficar abaixo da ingestão diária de 200 mg de colesterol foi o das mulheres de 60 anos ou mais (186 mg/dia). Mais uma vez, os adolescentes do sexo masculino estão no topo da lista.
Nutrientes
Entre os jovens de 14 a 18 anos, 28% da energia da dieta consiste no consumo de lipídios. Já para adultos e idosos, esse índice fica em 27%. No que diz respeito à contribuição percentual das proteínas, há uma variação de 15% a 16% entre os adolescentes, e de 16% a 17% para os adultos e idosos.
Já a contribuição calórica dos carboidratos variou entre 54,8% e 57% no grupo dos homens, e entre 56,2% a 57,6% entre as mulheres pesquisadas.
Os valores obtidos para a presença de carboidratos e lipídios no valor energético total atendem às recomendações contidas no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, que estabelece uma participação de 55% a 75% para carboidratos, e de 15% a 30% para lipídios.

COMENTARIO
          CONCLUSAO EM POUCO TEMPO TODO O MUNDO VAI ESTAR GORDO .

LINK
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/07/28/adolescentes-consomem-cerca-de-2300-calorias-por-dia-segundo-ibge.jhtm

DATA  28/07/2011 - 10h00

Saúde ginecológica deve começar cedo

A chegada da adolescência vem acompanhada por medos e dúvidas, e um dos momentos mais temidos, tantos pelas jovens quanto pelos pais, é a primeira visita ao ginecologista. Não existe uma idade exata para primeira consulta, mas quanto mais cedo ela acontecer, menores são as chances de surgirem complicações no futuro, como ovários policísticos, traumatismos, distúrbios menstruais, cólicas intensas e, até mesmo, problemas relacionados à saúde sexual.

Segundo a ginecologista Verônica Monteiro, uma boa relação entre o ginecologista e a paciente, especialmente na fase da pré-adolescência, faz com que a jovem tenha mais consciência e responsabilidade sobre sua própria saúde e se dedique a atitudes de prevenção.

De acordo com a Dra. Viviane, entre os principais motivos que levam as garotas a uma primeira visita ao ginecologista estão os corrimentos e orientações para iniciar a vida sexual. Os pais costumam evitar essas consultas por medo de que a filha inicie sua vida sexual muito cedo, mas a médica explica que eles devem deixar a garota o mais confortável possível, já que muitas vezes essa primeira consulta costuma deixá-las nervosas e assustadas.

Dr. Viviane conta que a primeira consulta geralmente é para que médico e paciente se conheçam e dúvidas sejam esclarecidas, e se envolver o exame físico, incluindo o preventivo, é usado um aparelho especial para meninas virgens, preservando a integridade do hímen.
A presença as mãe não é obrigatória, mas é bem vinda, já que ela, geralmente, conhece melhor os antecedentes de doenças da família e pode transmitir mais segurança à garota. Contudo, a presença da mãe pode ser desconfortável para algumas meninas, e assim elas preferem ir sozinhas ou acompanhadas por amigas. Se o profissional perceber que a presença do responsável está incomodando a paciente, ele tem autonomia para pedir que esse se retire.

“Acho importante deixar claro para a paciente que o trabalho do ginecologista não é ser um representante dos seus pais, mas um médico particular dela, bem como reforçar que nada que for dito para o profissional será comentado com ninguém sem o consentimento dela”, analisa Dra. Viviane

COMENTARIO
               E CLARO QUE E IMPORTANTE COMESAR UMA BOA IDA AO GINECOLOGISTA CEDO NAO SO PARA PROTECAO DE CERTA FORMA MAS TAMBEM PARA CONHECER MAIS UM POUCO DO SEU PROPRIO CORPO.

LINLK
 http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=9302&mode=browse

DATA  20 de julho de 2011

Fibras solúveis ajudam a eliminar gordura da região do abdome

A gordura localizada não é agradável e também não é igual. A gordura subcutânea, como o nome diz, se acumula sob a pele e é responsável principalmente pela celulite. Apesar de temida principalmente entre as mulheres, não é tão perigosa quanto à gordura visceral, que se acumula nas camadas profundas do abdome, em volta dos órgãos. Ela é a responsável pela famosa “barriga de cerveja”. E, apesar de estar associada a um maior risco de saúde, é também mais fácil de ser eliminada.
1261555 66311063 300x199 Fibras solúveis ajudam a eliminar gordura da região do abdome  De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Wake Forest, nos EUA, consumir mais fibra solúvel – encontrada em legumes, frutas e feijão – e realizar atividades físicas moderadas é o suficiente para eliminar ou reduzir a gordura visceral.
“Sabemos que uma taxa mais elevada de gordura visceral é associada com pressão arterial elevada, diabetes e esteatose hepática”, diz Kristen Hairston, autor do estudo. “Descobrimos que algumas mudanças simples podem ter um impacto grande da saúde”.
O estudo envolveu cerca de 1.100 pessoas, que realizaram exames físicos, entre eles uma tomografia computadorizada – exame capaz de medir de maneira precisa a quantidade de gordura subcutânea e visceral – e responderam a questionários sobre estilo de vida. Cinco anos depois, eles realizaram novamente o mesmo processo.
O resultado aponta que o consumo de 10 gramas de fibra solúvel por dia durante o período de cinco anos reduziu a gordura visceral em 3,7%. Aqueles que foram submetidos à atividade física moderada tiveram uma diminuição de 7,4% durante o mesmo período.
Segundo Hairston, podemos encontrar 10 gramas de fibras solúveis consumindo duas maçãs pequenas, uma xícara de ervilhas verdes e meia xícara de feijão. “A atividade física moderada significa se exercitar vigorosamente durante 30 minutos, de duas a quatro vezes por semana”.
Para o autor, o estudo é relevante, uma vez que fornece informações específicas sobre como a fibra solúvel pode afetar o acúmulo de peso através de depósitos de gordura abdominal. “Em nosso próximo estudo esperamos investigar se o aumento do consumo de fibra solúvel com um suplemento de fibra produzirá resultados semelhantes aos obtidos neste estudo”, finaliza.

COMENTARIO
  isto e uma boa notivia para quem deseja imagrecer e ficar com o abdome bem sarado ,barriga de tanquinho.

LINK
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2011/07/13/fibras-soluveis-ajudam-a-eliminar-gordura-da-regiao-do-abdome/

DATA 13/07/2011

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Especialistas explicam como é feita a lipoaspiração para gordura localizada

É difícil encontrar alguém que esteja 100% satisfeito com o próprio corpo. A maioria das pessoas sempre tem alguns quilinhos que quer perder. E a parte mais complicada de ir embora é a gordura localizada, principalmente no abdômen, que resiste a dieta e malhação.
E não são apenas os pneuzinhos que incomodam: após um grande emagrecimento ou gravidez, a flacidez da pele também. A mulher sofre mais com essa gordura superficial, subcutânea, que é uma reserva natural para que ela consiga gerar filhos e amamentar mesmo em situações extremas.
Atualmente, a lipoaspiração não é mais a última saída, mas é importante conhecer os riscos e as vantagens desse procedimento. Para falar sobre o tema, o Bem Estar desta quarta-feira (6) contou com a presença do cirurgião plástico Francesco Mazzarone, presidente do Instituto Ivo Pitanguy, e do endocrinologista Alfredo Halpern.
Lipoaspiração (Foto: Arte/G1)
É importante prestar atenção na hora de escolher um cirurgião plástico e um anestesista. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 97% das complicações ocorrem por procedimentos feitos por não especialistas. Também já foram registradas mortes durante ou após intervenções em consultórios, sem o suporte de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Hidrolipo, minilipo, lipolaser e lipo light são vendidas como alternativas à lipoaspiração, mas têm as mesmas indicações e os mesmos riscos. Para o Conselho Federal de Medicina, não existem esses outros termos, e não há uma normatização para cada método.
Muitas vezes, diferentes nomenclaturas são usadas para burlar as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para realizar uma cirurgia, o local deve ter centro cirúrgico, gerador de energia, carrinho de emergência com desfibrilador para casos de parada cardiorrespiratória, ar-condicionado com filtragem para evitar contaminações e uma sala de recuperação após a anestesia.
A operação costuma ser uma solução rápida e temporária, que deve ser acompanhada de reeducação alimentar e exercício físico. Outra questão importante é se, depois disso, a pele ficará uniforme ou com contornos irregulares.
Para fazer a lipoaspiração, o indivíduo precisa ter uma boa elasticidade da pele e não pode estar muito acima do peso: o índice de massa corporal (IMC) deve estar em média entre 25 e 28. A plástica, se for necessária, retira o excesso de pele deixado pela lipo.
A lipoescultura envolve mais detalhes, modelagens e cânulas mais finas. Depois do procedimento, o paciente deve usar cintas ou macaquinhos, fazer drenagem linfática e exercícios. É recomendado, ainda, que as mulheres não usem calças muito baixas e apertadas, para não evidenciar ainda mais os pneuzinhos.



COMENTARIO:
         COM AS PESSOAS PODENDO SABER MELHOR QUAIS SÃO OS RISCOS PODEM TOMAR UMA DECISÃO DE FORMA MAIS PREMIDITADA.

DATA:
06/07/2011 10h35 - Atualizado em 06/07/2011 14h40

LINK:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/07/especialistas-explicam-como-e-feita-lipoaspiracao-para-gordura-localizada.html