sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Café da manhã repõe energia e ajuda a aumentar o rendimento intelectual

O café da manhã é uma refeição fundamental para despertar, começar bem o dia e acelerar o metabolismo. Mas muitos brasileiros pulam essa parte, vão direto para o trabalho e “enganam o estômago” até a hora do almoço.
Para destacar os benefícios do café da manhã, que neste feriado de 7 de setembro pode ser tomado com mais calma, o Bem Estar desta quarta-feira recebeu o endocrinologista Alfredo Halpern e o nutrólogo e pediatra Mauro Fisberg.
Os médicos falaram sobre as características ideais do primeiro prato do dia e como esse hábito se forma ainda na infância. Também explicaram por que ficar muito tempo em jejum pode engordar, ao invés de emagrecer. Isso ocorre porque a grelina, hormônio da fome, aumenta muito em longos períodos de privação alimentar, e aí as pessoas comem mais depois, para compensar.
Café da manhã (Foto: Arte/G1)
De Norte a Sul do Brasil, o cardápio do café da manhã varia muito. Os repórteres das afiliadas da Globo foram conferir o que a população serve à mesa assim que acorda. Em uma enquete aqui no nosso site, perguntamos o que não pode faltar: o pão venceu, com 26% dos votos. Logo em seguida vieram o café e o leite, com 25% e 23%, respectivamente.
As frutas ficaram com 8% da preferência, os biscoitos com 5%, o suco com 4% e os cereais com 3%. Iogurte e queijo/embutidos ficaram com 2% cada. E por último, com 1%, apareceram carne e ovos.
Pular o café pode piorar trabalhos durante a manhã, por diminuir o desempenho intelectual e a resistência no caso de uma atividade física. Os hábitos alimentares se formam quando o indivíduo ainda é pequeno, por isso é importante incentivar os menores a ampliar o paladar e provar várias opções de alimentos.
Ao longo da infância, as necessidades nutricionais de vitaminas e minerais são maiores, principalmente por causa do crescimento. Nessa fase, portanto, as deficiências podem ser mais frequentes e suas consequências, mais sérias. Além disso, a fome diminui a habilidade da criança em responder aos estímulos ambientais, prestar atenção e obter informações.
Diversos estudos mostram que, ao não fazer o desjejum, perde-se a oportunidade de consumir micronutrientes, o que não é compensado em outras refeições e pode causar prejuízos ao crescimento e ao desenvolvimento.
O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio, mas o consumo fica muitas vezes restrito a um copo de leite no café da manhã. Nas outras refeições, a ingestão costuma ser muito baixa ou até inexistente.
Na infância e na adolescência, o cálcio contribui para a formação de ossos mais fortes e resistentes, prevenindo a osteoporose e possíveis fraturas na vida adulta. Além disso, a substância participa de várias outras funções no organismo, como divisão celular, contração muscular e transmissão de impulsos nervosos.
Receitas saudáveis para o café da manhã*
1 - Mix de fibras

Ingredientes

1 xícara de chá de aveia em flocos
½ xícara de chá de flocos de milho
½ xícara de café de semente de linhaça marrom
1 xícara de café de uva passa preta ou branca
1 xícara de café de castanha do Pará picada
1 colher de sopa de canela (opcional)

Modo de preparo

Misture os ingredientes e armazene dentro de um recipiente com tampa (preferencialmente de vidro escuro) e deixe reservado. O mix de fibras deve ficar em ambiente seco, ao abrigo da luz. A validade é de 30 dias.

Sugestão de consumo

Pode ser ingerido com leite, iogurte, frutas, puro ou com sobremesas (como sorvete).

Observações

Indivíduos com diverticulite (inflamação no intestino grosso) devem ter atenção por conta da linhaça. Além disso, é importante  observar se você tem alergias alimentares a algum dos ingredientes.

2 - Granola caseira

Ingredientes

500 g de aveia em flocos
1 copo de açúcar mascavo
1 copo de coco ralado grosso
1 copo de castanha do Pará ou amêndoas em pedaços pequenos
1 copo de uva passa preta
1 colher (chá) de sal de cozinha
¼ copo de água mineral ou filtrada
¼ copo de óleo
1 xícara de café de semente de linhaça marrom
½ xícara de chá de flocos de milho

Modo de preparo

Misture a aveia com o açúcar mascavo em uma vasilha grande. Acrescente a água, o óleo e continue misturando. Por último, acrescente o sal. Espalhe a mistura em um tabuleiro grande e leve ao forno, que deve estar brando (aproximadamente 200 graus), por 15 a 20 minutos.
Continue mexendo de vez em quando (a cada 4 ou 5 minutos) para dourar a granola por igual. Acrescente o coco ralado e mexa mais um pouco. É necessário observar quando a mistura estiver crocante. Para checar, movimente a granola no tabuleiro e ouça um barulho de crocância.
Retire do forno e acrescente as castanhas ou amêndoas, a uva passa, a linhaça e os flocos de milho. Após esfriar por completo, transfira a granola para um recipiente com tampa (preferencialmente de vidro escuro) e deixe reservado. A granola deve ficar em ambiente seco, ao abrigo da luz. A validade é de 30 dias.

Sugestão de consumo

Pode ser ingerida com leite, iogurte, frutas, puro ou com sobremesas (como sorvete).

Observações

Deve-se ter especial atenção à dieta de pessoas com intolerância à glicose ou diabetes e obesidade (em razão da concentração de carboidratos e açúcares). Indivíduos com diverticulite também devem ter atenção por conta da linhaça. É importante observar, ainda, a presença de alergias alimentares a algum dos ingredientes antes de iniciar o consumo.

*Dicas da nutricionista Eneida Ramos, do Hospital Israelita Albert Einstein.

   COMENTARIO :
                      TENDO UM BOM CAFE DA MANHA ALEM DE AJUDAR NA MENTE AJUDA NO ORGANISMO DO SER VIVO E PREVINI A VARIAS DOENCAS.

       LINK :  http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/09/cafe-da-manha-repoe-energia-e-ajuda-aumentar-o-rendimento-intelectual.html

DATA : 07/09/2011 10h33

Café pode prevenir depressão em mulheres, diz estudo

Uma pesquisa indica que mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia são menos propensas a sofrer de depressão.
Ainda que as razões desse efeito não estejam claras, os autores acreditam que a cafeína pode alterar a química do cérebro. O estudo mostrou ainda que café descafeinado não teria o mesmo efeito.
Os resultados da pesquisa foram divulgados na publicação especializadaArchives of Internal Medicine e provêm de um estudo realizado entre mais de 50 mil enfermeiras.
Uma equipe de especialistas do Harvard Medical School acompanhou a saúde do grupo de mulheres pesquisado ao longo de uma década, entre 1996 até 2006, e fez uso de questionários para registrar o consumo de café por parte delas.
Entre as pesquisadas, apenas 2.600 deram sinais de depressão ao longo deste período. E, destas, a maior parte consumia pouco café ou não tomava a bebida.
Comparadas com as mulheres que bebiam apenas um copo de café por semana ou até menos, aquelas que consumiam duas a três xícaras por dia tinham 15% a menos de chance de sofrer depressão.
Aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras por dia tinham 20% de chance a menos de ter depressão.
Suicídios
A pesquisa mostrou ainda que consumidoras regulares de café estavam mais propensas a fumar, beber álcool e menos envolvidas com atividades da Igreja ou grupos voluntários ou comunitários. Elas também estavam menos propensas a ficar acima do peso e a sofrer pressão alta ou diabetes.
Os cientistas afirmam que a pesquisa contribui para outros estudos que indicam que consumidores de café têm índices de suicídios mais baixos.
Os pesquisadores de Harvard acreditam que a cafeína seja o principal agente nesse processo, já que a substância é conhecida por sua capacidade de realçar sentimentos de bem estar e de energia.
Mas ainda é preciso realizar mais pesquisas para verificar se a substância é útil para prevenir a depressão.
Uma outra possibilidade, dizem os pesquisadores, é que pessoas com propensão à depressão optem por não tomar café porque a bebida possui muita cafeína. Um dos sintomas mais comuns da depressão é perturbação do sono e a cafeína pode exacerbar essa condição, por ser um estimulante.
O excesso de cafeína também é capaz de realçar sensações de ansiedade.

      COMENTARIO :
                        AGORA AS MULHERES AS MULHERES PODEM SE PREVINIR MELHOR  CONTRA A DEPRECAO E PODERAM SE LIVRAR DE TOMAR AS DROGAS QUE SAO DADAS AOS DEPRESSIVOS

LINK : http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/bbc/2011/09/27/cafe-pode-prevenir-depressao-em-mulheres-diz-estudo.jhtm

DATA :

27/09/2011 - 07h59

Vítimas de infarto têm maior assistência no SUS

São Paulo - O Ministério da Saúde lançou um conjunto de medidas para ampliar a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) a vítimas de infarto agudo do miocárdio. Essa é a principal causa de mortes atualmente no Brasil, juntamente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). As ações fazem parte da rede Saúde Toda Hora, lançada este ano pelo governo federal, e preveem unidades com leitos aos pacientes de síndromes coronarianas, instalação de UTIs específicas em todas as regiões do país, inclusão de medicamentos, aumento de valores de procedimentos e instalação de tele-eletrocardiograma nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O investimento será de R$ 234,4 milhões até 2014.
"Temos a meta de reduzir para 5% os óbitos de infarto no SUS", destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "Esse é um porcentual já alcançado internacionalmente, em países desenvolvidos e onde há modelos de sistemas de saúde.? No SUS, hoje, o porcentual de mortes por infarto oscila entre 10% e 15%.

As medidas - anunciadas na abertura do 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Porto Alegre - entrarão em consulta pública no site do Ministério da Saúde, por 30 dias. Englobam a construção de 39 Unidades Coronarianas nas 10 Regiões Metropolitanas do país com o maior número de infartos. Cada Unidade Coronariana contará com 10 leitos de UTI Coronariana, destinados aos pacientes de síndromes coronarianas (como pacientes com infarto ou com angina, por exemplo). Nessa ação específica, são previstos R$ 39 milhões para obras e equipamentos.

Regiões Metropolitanas - No evento, o ministro Padilha assinou portaria que instituiu a consulta pública. É prevista a implantação de mais 150 leitos de UTI Coronariana em outras 27 Regiões Metropolitanas, com um investimento de R$ 15 milhões em obras e equipamentos.

Neste caso, poderão ser criados novos leitos ou, então, transformados em leitos de UTI Coronariana uma parte dos leitos de UTI adulto já existentes em hospitais dessas regiões, conforme a demanda. O custeio desses 540 novos leitos de UTI Coronariana, sejam nas Unidades Coronarianas ou em outros hospitais, é estimado em 157,68 milhões por ano.

Outra novidade é a inclusão de dois medicamentos para o tratamento do infarto agudo do miocárdio no SUS, com distribuição gratuita para pacientes internados - o Clopidogrel, usado de 6 a 9 meses, em média, para tratamento pós-infarto; e trombolíticos, medicamentos usados para quebrar o trombo que está obstruindo a artéria coronariana, logo após o infarto. Essa inclusão custará R$ 134,4 milhões.

Também é previsto um aumento de 30% nos recursos para angioplastia primária, procedimento cirúrgico de desobstrução da artéria coronária. A ação equivale a mais R$ 46 milhões nos gastos que já havia no SUS para esse tipo de procedimento. Ou seja, até então, eram destinados à angioplastia primária R$ 153,3 milhões/ano. Com a nova medida, serão R$ 199,3 milhões/ano.

Haverá ainda a disponibilização de tele-eletrocardiograma nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os veículos passam a contar com o apoio de hospitais de referência para atendimento à distância no auxílio ao diagnóstico do infarto agudo do miocárdio. O custeio dos tele-eletrocardiogramas será de R$ 11,2 milhões anuais.

Infarto - As medidas fazem parte da estratégia de enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis, que causam 72% das mortes do país. Os últimos dados já finalizados, de 2009, demonstram que ocorreram 742.779 óbitos por doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, 76.359 deles por infarto - o equivalente a 10,28%.

"É um momento especialmente importante para intensificarmos as ações quanto às doenças crônicas não transmissíveis. Nesta semana, a Assembleia Geral da ONU está discutindo como enfrentá-las, entre chefes de Estado do mundo inteiro. É a terceira vez que um tema da Saúde entra na pauta da Assembleia. Nas outras duas vezes, foram a poliomielite e a aids, fato que transformou a abordagem mundial desses temas", acrescenta o ministro. As informações são do Ministério da Saúde.
AE

        COMENTARIO :
                           JA QUE ESTAS PESSOAS QUE TIVERAM INFARTO TERAM UMA MAIOR ASSISTENCI A PODERA ASSIM CUIDAR MAIS DO SEU ORGANISMO

LINK:  http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/09/19/vitimas-de-infarto-tem-maior-assistencia-no-sus.jhtm

DATA :

19/09/2011 - 16h23

São Paulo usa Twitter para programa de prevenção ao câncer

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lança nesta quarta-feira, 14 de setembro, um programa de prevenção ao câncer que terá como ferramenta o uso das mídias sociais.
Quinzenalmente, o Icesp, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, irá realizar “mini-conferências” entre profissionais da instituição e os internautas, com transmissão ao vivo pelo Twitter, via Twitcam. O objetivo é utilizar a mídia digital para disseminar temas relacionados aos principais tipos de câncer, diagnóstico precoce e qualidade de vida.
A primeira entrevista acontecerá com a coordenadora da Oncologia Clínica do Icesp, Maria Del Pilar Estevez Diz. A médica estará à disposição dos internautas para esclarecer dúvidas sobre a doença, novos tratamentos disponíveis e avanços da medicina no tratamento contra o câncer.
Para assistir, basta acompanhar o perfil do Instituto no Twitter @Icesp_ (http://twitter.com/Icesp_). A transmissão poderá ser vista através da hashtag #Icesp_previne.
O cronograma inicial das atividades também prevê a participação de especialistas para abordar aspectos dos principais tipos de câncer, como mama, próstata, pulmão, estômago, colo de útero e intestino, além da importância da prática de exercícios e da nutrição na prevenção e durante o tratamento oncológico.
“O objetivo da ação é disseminar a informação de maneira simples e oferecer um canal para que a população possa esclarecer suas dúvidas com relação aos temas abordados. E a informação é o primeiro passo para a manutenção da saúde”, afirma o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.
Twitcam sobre câncer e prevenção
Data: Quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Horário: 13h30
Convidada: Dra. Maria Del Pilar Estevez
Acesso: http://twitcam.livestream.com/6fg6h

  COMENTARIOS :
                    FINALMENTE  ESTAO USANDO A INTERNET PARA ALGUMA COISA  UTIL  POIS ASSIM ELES PODEM VER UM MODO DE PREVENCAO DO CANCER PELO VISTO DE PONTO BIOLOGICO E MUITO BOM POIS IRIA CONSEGUIR SE PREVINER MELHOR.

LINK:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/09/12/sao-paulo-usa-twitter-para-programa-de-prevencao-ao-cancer.jhtm

DATA :

12/09/2011 - 11h03